Neve é registrada em pelo menos 12 cidades gaúchas nesta quarta-feira

A onda de frio que derrubou a sensação térmica no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (28) provocou queda de neve e chuva congelada em Canguçu logo cedo. Também caiu neve em pelo menos outras oito cidades gaúchas, como Gramado, Caxias do Sul e São Francisco de Paula, na Serra.

A previsão é que o Sul do Brasil registre nas próximas 24 horas as menores temperaturas do ano. Na madrugada, deve gear em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná.

Nesta quinta (29), os termômetros podem marcar 2°C em Porto Alegre. Na sexta-feira (30), a massa de ar frio começa a perder força e se afastar do Rio Grande do Sul.

Neve nesta quinta

Gramado registrou neve e chuva congelada na tarde desta quarta-feira (28). Segundo informações da prefeitura, a primeira neve do ano na cidade foi registrada no dia 29 de junho. Até a manhã desta quinta (29), persiste a previsão de queda de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense.

De acordo com meteorologistas, chuva congelada e neve são fenômenos diferentes. No caso da neve, trata-se de uma precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, formados pelo congelamento do vapor d’água suspenso na atmosfera, em geral em formato hexagonal. Já a chuva congelada normalmente antecede a precipitação de neve e se assemelha a um granizo pequeno, que cai e salta, podendo fazer barulho.

Em um vídeo disponibilizado no site do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a meteorologista Morgana Almeida informa que, eventualmente, em áreas de maior altitude, entre os dias 29 e 31, as temperaturas mínimas ficarão entre -6ºC e -8ºC. “Teremos, pelo menos durante três dias consecutivos, temperaturas máximas inferiores a 10ºC na Região Sul”, disse.

O Inmet acrescenta que a presença de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico intensificará os ventos no litoral da Região Sul e também favorecerá a incursão de umidade nas serras gaúcha e catarinense.

“A combinação de umidade com o ar frio poderá favorecer a ocorrência de chuva congelada e/ou queda de neve nas áreas de maior altitude”, acrescenta a meteorologista.