RS tem 370 mil pessoas com 2ª dose atrasada, diz SES; veja onde se vacinar contra Covid no fim de semana


Grandes cidades têm maior número de atrasados. Prefeituras adotam estratégias para fazer com que a população complete ciclo vacinal. Vacina contra Covid-19 em Porto Alegre: veja quem pode ser vacinado neste sábado (4)
Os municípios do Rio Grande do Sul já alcançaram os jovens de 18 anos na vacinação contra a Covid-19, com 67% da população residente com a primeira dose já aplicada. Contudo, dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) mostram que 370 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose, sendo que apenas 37,3% dos moradores no RS estão com o esquema vacinal completo.
Em Porto Alegre, por exemplo, são quase 40 mil atrasados. A coordenadora de Atenção Primária da Capital diz que os dados podem estar defasados, mas que esse não é o único problema.
“Aliado a isso também há a crença de que uma dose já ajuda bastante, que com uma dose já estou um pouco protegida. Então é muito importante que as pessoas retomem isso, busquem a sua segunda dose”, afirma Caroline Schirmer.
Atrasados por município
Porto Alegre: 39.977
Pelotas: 22.995
Rio Grande: 14.981
Caxias do Sul: 11.995
São Leopoldo: 11.781
Canoas: 11.234
Bagé: 10.154
Santa Maria: 9.785
Viamão: 6.783
Passo Fundo: 5.940
A estratégia da Secretaria de Saúde de Porto Alegre tem sido a busca ativa de quem ainda não fez a segunda dose. Outra iniciativa é criar pontos móveis de vacinação e levar as doses até os bairros, nos chamados “rolês da vacina”. (Veja abaixo os principais pontos de vacinação no RS)
Pelotas promove ações fora do horário padrão. Caxias do Sul adotou a vacinação por drive-thru.
Já em São Leopoldo, a prefeitura vai fazer eventos com passaporte de vacinação para estimular a busca pela segunda dose.
Aplicação de vacina contra a Covid em Porto Alegre
Alex Rocha/PMPA/Divulgação
Confira o calendário de vacinação nas principais cidades do RS:
Porto Alegre
O sábado será de vacinação em três pontos de Porto Alegre. Já no domingo, uma unidade móvel da Secretaria Municipal da Saúde será levada para o Morro Santa Tereza, onde ocorre o atendimento. Clique aqui e confira
Canoas
A cidade da Região Metropolitana atende o público no ParkShopping Canoas e no Canoas Shopping. As doses são aplicadas no interior dos centros comerciais, das 10h às 22h.
Novo Hamburgo
Neste sábado, das 9h às 16h, tem drive-thru de vacinação na Fenac. Serão disponibilizadas doses para quem tomou a primeira aplicação do imunizante AstraZeneca até 22 de junho.
Caxias do Sul
Na cidade da Serra, a primeira dose é aplicada no Shopping Villagio. A vacinação ocorre no sábado, das 12h às 20h.
Pelotas
O município do Sul do estado aplica a segunda dose para professores do 3º ao 9º ano, que receberam a primeira dose entre 4 e 5 de junho. O atendimento será no sábado, das 9h às 17h, no Centro de Eventos da Fenadoce.
Rio Grande
Rio Grande, também no Sul, é outra cidade que aplica a dose complementar para professores. No município, serão atendidos os educadores do ensino médio. Além disso, prossegue a vacinação de maiores de 18 anos, com a primeira dose. O atendimento é feito em três locais: IFRS, Posto IV e na Sala Extra, no Cassino.
Ijuí
Motoristas de caminhão que tomaram a primeira dose na cidade do Noroeste já podem procurar pela segunda dose. Serão atendidos aqueles que tomaram a vacina em 21 de junho. A aplicação é feita no SEST/SENAT, das 8h às 11h30 deste sábado.
Erechim
No Norte do RS, Erechim a Central de Vacinação atende das 8h às 14h de sábado. Serão vacinados aqueles que aguardam a segunda dose das vacinas Pfizer (até 18 de junho), AstraZeneca (14 de junho) e CoronaVac (conforme indicado na carteirinha).
Santa Maria
Na cidade de Centro do RS, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário que receberam a primeira dose em 12 de junho poderão se vacinar no SEST/SENAT, das 8h às 12h.
Vídeos: RBS Notícias