Você já parou para pensar se realmente existe uma fórmula mágica para que você se torne um bom desenvolvedor? Para o expert em tecnologia, Raphael Gerk Viana, ainda que não haja esse tipo de fórmula, há algumas estratégias que você pode adquirir no início do seu processo, de forma que no futuro tudo fique muito mais simples e claro.
Normalmente, você irá se deparar com várias dicas que podem, ou não, te ajudar nesse processo de aprendizado. De qualquer maneira, nós resumimos diversas estratégias em apenas três, mas que são muito importantes. Sendo assim, se você quer saber quais são elas, continue a leitura para não perder nenhuma informação.
O papel de um desenvolvedor
Vamos iniciar com o seguinte questionamento: você sabe qual é o papel de um desenvolvedor? Bom, conforme comenta Raphael Gerk Viana, um desenvolvedor — ou programador — é aquela pessoa que se dedica a criar novos softwares, através de uma sequência de códigos, para qualquer fim tecnológico que podemos utilizar. E para se tornar um bom profissional nesse ramo, é necessário conferir três passos importantes, que são:
Ter boas referências
O primeiro passo para um bom progresso é ter boas referências, ou seja, saber que tipo de pessoa, ou conteúdo, é a sua inspiração, e como o trabalho dela poderá contribuir com o seu. Após esse primeiro passo, você pode pesquisar mais, aprender e progredir constantemente, através do referencial que você almeja em sua carreira, além de vídeos e materiais sobre o assunto.
Criar um portfólio de desenvolvedor
O segundo passo é bastante importante também, e muitas vezes é o mais esquecido, que é a criação de um portfólio. Conforme explica o expert em tecnologia Raphael Gerk Viana, todas as vezes que você criar um projeto, é importante que você o disponibilize em um portfólio para comparar a sua evolução, e tentar recriar os projetos futuramente.
Não se esquecer de aprender Git e GitHub
Outro meio de evolução ocorre a partir dos conceitos do Git e do GitHub, pois essas ferramentas de versionamento poderão facilitar a sua vida de formas inimagináveis, além disso, é necessário saber o básico e um pouco de outras coisas. Vale ressaltar que o foco em uma linguagem é o mais ideal de qualquer maneira.
Bônus: dedicar-se aos estudos!
Tudo bem que o combinado foram apenas três dicas, porém, queremos deixar um bônus um tanto quanto óbvio para você que é iniciante de desenvolvimento, e se resume na frase: dedique-se aos estudos. Sendo assim, conforme comenta Raphael Gerk Viana, independente da sua referência, da linguagem, e de seu processo de aprendizagem, o importante é manter o foco e a dedicação em todo o processo.