Home Rio Grande do Sul Inscrições de municípios para a Rede Bem Cuidar RS começam nesta quarta-feira

Inscrições de municípios para a Rede Bem Cuidar RS começam nesta quarta-feira

0
Inscrições de municípios para a Rede Bem Cuidar RS começam nesta quarta-feira

O formulário de adesão à Rede Bem Cuidar RS, para que gestores municipais interessados em integrar o programa indiquem qual unidade de eSF (equipe de saúde da família) irá se beneficiar com os recursos, estará disponível no site da Secretaria da Saúde do Estado a partir desta quarta-feira (1º) até 1º de outubro.

Durante visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e da secretária-adjunta da Saúde, Ana Costa, a Gramado no sábado (28), o município assinou um termo de compromisso para integrar a Rede Bem Cuidar RS. O posto escolhido para participar do projeto foi a eSF Nailor Nilton Balzaretti, no bairro Pórtico II. Os municípios de Cidreira, Itaqui, Nova Pádua, Santo Expedito do Sul e Travesseiro também demonstraram interesse no projeto.

“A Rede Bem Cuidar RS vem com um potencial muito grande de romper com um modelo de gestão de oferta para um modelo de gestão da saúde da população. Isso significa colocar a saúde da população no centro das demandas e da tomada de decisão”, afirmou a coordenadora da Divisão de Atenção Primária da Secretaria da Saúde, Laura Ferraz.

Rede Bem Cuidar RS

Lançado no dia 23 de agosto, o programa Rede Bem Cuidar RS busca qualificar o atendimento das equipes de saúde da família no Estado e ampliar o acesso ao SUS (Sistema Único de Saúde) por meio de R$ 30 mil para implantação do programa na unidade escolhida e R$ 8 mil mensais para custeio.

Essa é uma abordagem nova no atendimento à saúde. Ela permite que cada posto de saúde que aderir à rede possa planejar ações resolutivas às demandas trazidas pela comunidade, fazendo com que cada unidade se adapte, ainda mais, à realidade local.

A experiência da Rede Bem Cuidar começou em Pelotas, com a ideia de colocar o olhar da gestão dos recursos públicos para a população, equipe de saúde, gestor municipal e gestor estadual. Cada município poderá escolher uma eSF para participar do programa.