Hospital Conceição, de Porto Alegre, confirma mais 5 óbitos após surto de Covid e total de mortes chega a 27


Vítimas estavam internadas, por outros motivos, desde antes da detecção do surto. Instituição registrou 170 casos da doença entre pacientes e funcionários. Não houve óbitos entre servidores. Hospital Conceição confirma mais 5 óbitos após surto de Covid; total de mortes chega a 27
O Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre, confirmou, nesta terça-feira (31), mais cinco óbitos decorrentes de um surto de Covid na unidade. Assim, já são 27 pacientes vítimas da doença em pouco menos de um mês.
Segundo o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), os mortos são todos homens. Dois deles haviam tomado as duas doses da vacina contra o coronavírus, enquanto três só tinham a primeira dose. Todos eles tinham comorbidades e estavam internados por outros motivos, desde antes da detecção do surto:
68 anos, de Gravataí (óbito em 23/08)
66 anos, de Santana do Livramento (óbito em 28/08)
76 anos, de Porto Alegre (óbito em 28/08)
61 anos, de Viamão (óbito em 29/08)
59 anos, de Viamão (óbito em 29/08)
Especialistas apontam que os imunizantes não zeram, mas diminuem a chance de casos graves e de morte pela doença. É por isso que, além de se vacinar, a população deve manter as outras medidas de proteção contra a Covid-19.
Posso ter Covid mesmo com as duas doses da vacina?
Hospital Conceição, em Porto Alegre, é um dos maiores da rede pública no RS
Reprodução/RBS TV
De 3 de agosto até esta terça, o GHC já confirmou 96 casos de coronavírus entre pacientes. Além dos 27 óbitos, há 20 pessoas internadas em enfermarias, oito em terapia intensiva (UTI) e 41 já com alta. De 13 áreas afetadas, três seguem com o surto ativo.
Entre os funcionários, foram 74 casos em 13 áreas, sendo que duas delas estão com o surto ativo. Ao todo, 14 servidores cumprem isolamento domiciliar, enquanto os demais já receberam alta ou já retornaram ao trabalho.
Quando da identificação do surto, o GHC suspendeu visitas, exames laboratoriais, cirurgias eletivas (exceto casos graves e procedimentos de oncologia) e novas internações. A emergência atende apenas casos graves, enviados pelo Samu.
Um dos casos identificados no Hospital Conceição era da variante delta do coronavírus, já existindo transmissão comunitária em Porto Alegre, conforme a prefeitura.
Surtos no RS
Outros hospitais e asilos do Rio Grande do Sul vêm registrando surtos de Covid ao longo do mês de agosto. No Norte do estado, o Hospital Annes Dias, em Ibirubá, soma seis óbitos, enquanto o Lar de Idosos Suave Idade, em Carazinho, tem cinco mortes notificadas.
Na Serra, a Hospedagem Doutora Norma, em Nova Petrópolis, soma nove mortes pela doença. Em Caxias do Sul, Clínica Psiquiátrica Paulo Guedes registrou um óbito após surto.
Já em Porto Alegre, no Hospital de Clínicas, oito servidores de um setor testaram positivo para a doença; não houve mortes.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS