Diário de Bagé Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Bagé
  • Rio Grande do Sul
  • Política
Reading: Prefeito de Bagé é Alvo de Operação da Polícia Federal por Suspeita de ‘Rachadinha’
Share
Search
Font ResizerAa
Diário de Bagé NotíciasDiário de Bagé Notícias
Search
  • Home
  • Notícias
  • Bagé
  • Rio Grande do Sul
  • Política
Siga
Diário de Bagé Notícias > Blog > Política > Prefeito de Bagé é Alvo de Operação da Polícia Federal por Suspeita de ‘Rachadinha’
Política

Prefeito de Bagé é Alvo de Operação da Polícia Federal por Suspeita de ‘Rachadinha’

By Semyon Kravtsov 6 de setembro de 2024 3 Min Read
Share

A Polícia Federal realizou uma operação nesta terça-feira (13) em Bagé, no Rio Grande do Sul, cumprindo 34 mandados de busca e apreensão. A ação investiga um esquema de “rachadinha”, onde parte dos salários de servidores seria desviada para agentes políticos. O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, é um dos principais alvos da operação.

As investigações apontam que, desde 2017, servidores comissionados eram obrigados a repassar parte de seus salários para um grupo liderado por Lara. Estima-se que mais de R$ 10 milhões tenham sido desviados para campanhas eleitorais sem a devida declaração à Justiça Eleitoral.

Além de Divaldo Lara, sua esposa, Priscila Fischer Lara, também está sob investigação. Priscila, que é policial civil, é suspeita de ter utilizado informações privilegiadas para beneficiar o esquema. A defesa do casal alega que não há novidades que justifiquem a operação e que a investigação está sendo prolongada de forma ilegal.

A operação, autorizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, também cumpriu mandados em Porto Alegre e Florianópolis. A casa de Lara em Bagé foi um dos locais alvo das buscas. A Polícia Civil do RS está se informando sobre o envolvimento de Priscila no caso.

Dois vereadores de Bagé, Rodrigo Ferraz e Michelon Apoitia, ambos do PL, também são investigados por supostamente participarem do esquema de desvio de salários. A defesa de Apoitia criticou a operação, alegando que ela tem motivações políticas em período pré-eleitoral.

Esta é a terceira fase da Operação Coactum, que investiga crimes como caixa dois, organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. Na fase anterior, realizada em maio, foram apreendidos mídias, dinheiro e provas, e dois servidores foram presos em flagrante.

Divaldo Lara, de 45 anos, é natural de Bagé e foi vereador antes de se tornar prefeito em 2016, sendo reeleito em 2020. Conhecido por sua postura de combate à corrupção, Lara já enfrentou outras acusações e foi afastado do cargo em 2019, mas retornou após três meses. Ele foi declarado inelegível por oito anos em 2022, mas continua no cargo até o final de seu mandato em 2024.

Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rodrigo Balassiano analisa como fundos estruturados podem viabilizar o financiamento de operações de leasing com segurança jurídica.
Fundos estruturados e financiamento de leasing: estrutura e exigências
Notícias
Teciomar Abila ensina como organizar as finanças pessoais e manter equilíbrio mesmo em tempos de crise.
Como organizar finanças pessoais em tempos de crise?
Notícias
Motorista tenta agredir agentes após capotar carro em Porto Alegre.
Notícias
Carlos Eduardo Rosalba Padilha apresenta o caminho para integrar ESG à estratégia empresarial.
Implementando ESG: passos essenciais para empresas que querem responsabilidade socioambiental
Notícias
Reconstrução habitacional no Rio Grande do Sul: avanços e desafios no acesso à casa própria
Rio Grande do Sul
Clima instável no Rio Grande do Sul: frente fria e ciclone intensificam ventos e chuvas
Rio Grande do Sul
Pesquisa revela cenário eleitoral desafiador para Lula no Rio Grande do Sul em 2026
Rio Grande do Sul
Bagé inaugura Programa inovador para melhorar o acompanhamento e inclusão de pessoas com deficiência
Política

Bem-vindo ao Blog Diário de Bagé! Aqui você encontra as notícias mais recentes e relevantes de Bagé e região. Mantemos você informado sobre tudo o que acontece na cidade, desde eventos locais até atualizações importantes sobre política e muito mais.

Categorias

  • Home
  • Notícias
  • Bagé
  • Rio Grande do Sul
  • Política
Reading: Prefeito de Bagé é Alvo de Operação da Polícia Federal por Suspeita de ‘Rachadinha’
Share

© 2024 Diário de Bagé – [email protected]  – tel.(11)91754-6532

Siga
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?