Secretaria da Saúde do RS confirma distribuição de 2,9 mil doses da CoronaVac suspensas pela Anvisa


Vacinas foram distribuídas às regiões de Frederico Westphalen, Pelotas, Bagé e Erechim. Também foi suspensa a entrega de quase 300 mil doses que seria feita ao estado nesta segunda (5). Doses da CoronaVac em refrigerador em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou nesta segunda-feira (6) que cidades de quatro coordenadorias de saúde do Rio Grande do Sul receberam 2,9 mil doses da CoronaVac que faziam parte de um dos lotes que foram bloqueados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A distribuição e o uso foram proibidos, no sábado (4), porque os imunizantes foram envasados por uma fábrica não aprovada pelo órgão.
De acordo com a SES, o lote com o código L202106038 chegou ao estado em 27 de julho. No dia seguinte, houve a distribuição para as coordenadorias regionais. Veja a lista:
2ª CRS (Frederico Westphalen): 480 doses
3ª CRS (Pelotas): 1.850 doses
7ª CRS (Bagé): 400 doses
11ª CRS (Erechim): 170 doses
Em relação às pessoas que já receberam alguma dessas doses, a SES informou, em nota, que “os usuários que receberam a vacina serão acompanhados, durante 30 dias, para avaliação de possíveis eventos adversos”.
“Os lotes já distribuídos e/ou aplicados estão sendo rastreados pelas equipes técnicas responsáveis e serão monitorados e controlados até a definição final da Anvisa”, conclui a nota.
As doses administradas devem estar registradas nos sistemas de informação das prefeituras e secretarias municipais, como o Sistema do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). A pasta orientou os executivos a separarem as vacinas e mantê-las em quarentena na temperatura de 2ºC a 8ºC até a conclusão da investigação pela Anvisa.
Os lotes foram bloqueados no Sistema de Insumo Estratégicos (SIES) do Ministério da Saúde. A ideia é evitar a movimentação de imunizantes até nova decisão.
Em nota, o Instituto Butantan, responsável pela CoronaVac, disse que “a medida da Anvisa não deve causar alarmismo” e que o próprio instituto alertou a agência por “extrema precaução”.
Veja quem pode se vacinar contra a Covid em cidades da Região Metropolitana da Capital
Entrega de novas doses é suspensa
A Anvisa suspendeu também a entrega de quase 300 mil doses da CoronaVac que seria feita ao estado. Dois lotes estavam previstos para chegar entre a manhã e a tarde desta segunda-feira.
O primeiro avião com as doses pousaria no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, às 11h40min. O segundo, às 18h15min. A distribuição para os municípios ocorreria na quarta-feira (8).
No entanto, por conta do envase das vacinas em uma fábrica não autorizada pela Anvisa, caso cheguem doses desses lotes, elas ficarão retidas na Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cenadi) até o fim da investigação.
Vídeos: Tudo sobre o RS