Rio Grande do Sul tem três óbitos por coronavírus neste domingo e 406 novos casos

O Rio Grande do Sul registrou a morte de três pessoas em decorrência de complicações do coronavírus e 406 novas infecções neste domingo (29). Com estes números, o Estado chega ao total de 334.145 mortes por coronavírus e 1.407.378 casos confirmados da doença.

As informações são da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que atualizou o boletim sobre a pandemia referente as últimas 24 horas.

Ainda conforme a Saúde do Rio Grande do Sul, do total de pessoas contaminadas, 1.365.294 (97% dos casos) já se recuperaram. Outras 7.845 pessoas (1%) seguem em acompanhamento.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI em geral é de 58,5% (1.954 pacientes em 3.340 leitos em unidades de tratamento intensivo).

Os municípios de residência das vítimas da covid-19 são:

– Canoas (mulher, 46 anos),
– Porto Alegre (homem, 76 anos),
– Triunfo (homem, 70 anos).

Porto-alegrenses imunizados

A ação especial de vacinação realizada neste domingo (29), no bairro Rubem Berta, Zona Norte de Porto Alegre, aplicou 801 doses de imunizantes contra o coronavírus, sendo 420 de primeira e 381 de segunda dose. A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ficou instalada na paróquia da igreja Santa Rosa de Lima.

Receberam o imunizante pessoas de 18 anos ou mais e demais grupos já contemplados na campanha. No local, o público teve acesso à primeira dose da vacina, além da segunda dose de Oxford/AstraZeneca e Coronavac/Butantan para quem fez a primeira aplicação há 10 semanas ou 28 dias, respectivamente.

A ação contou com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Escola Profissional do Instituto de Cardiologia. O secretário Municipal de Saúde, Mauro Sparta, acompanhou o atendimento.

A aplicação da primeira dose em adolescentes com comorbidades acima de 12 anos e a aplicação da segunda dose da Pfizer para pessoas vacinadas com Oxford/AstraZeneca há 10 semanas ou mais serão retomadas nesta segunda-feira (30).

Rolê da Vacina – A ação extramuros deste domingo encerra as atividades da primeira semana do Rolê da Vacina. Desde o início das programações, na última segunda-feira (23), o Rolê já aplicou 7.318 doses. Na próxima semana, o Rolê continua. A programação será divulgada em breve.