Raça australiana de gado de corte Murray Grey estreia na 44ª Expointer

A maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina terá grandes novidades este ano. Uma delas está relacionada as novas estrelas que vão estrear no Parque de Exposições Assis Brasil, para formar o time das grandes atrações do evento que começa no próximo sábado (04) e vai até o dia 12 de setembro. O grande destaque é para a raça Murray Grey, que participará pela primeira vez da feira, apresentando nove exemplares da raça no Pavilhão dos Bovinos de Corte na Expointer, onde os visitantes poderão conferir as 15 raças presentes este ano.

O criador e Presidente da Associação Brasileira de Murray Grey e Greyman (ABMGG), Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, da Cabanha Guarita, de Palmeira das Missões, confessou que a expectativa para a exposição é muito grande. “Para nós, a Expointer já está acontecendo. E como é um grande palco de negócios, esperamos vender embriões, sêmen, fechar novas parcerias, concretizar negócios e ir abrindo portas”, destacou.

Luiz Carlos contou que trouxe a raça Murray Grey para o Brasil a partir de um primeiro contato que teve numa feira de Palermo, na Argentina, em 2013. “Me encantei com a raça e achei que poderia ser uma grande ferramenta para a pecuária brasileira. Na Argentina, ela foi utilizada como melhoradora da carne”, contou ele. Segundo o criador, é a primeira vez que a raça Murray Grey participa de uma exposição no Brasil.

Atualmente, existem criadores de Murray Grey nos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Pará, além do Rio Grande do Sul. Ela é uma raça de origem australiana, de porte exuberante e pelagem clara.

Características da raça Murray Grey

De porte exuberante, a raça se apresenta com pelagem clara, mucosa preta, marmoreio diferenciado e baixo teor de gordura na área subcutânea. Os animais são rústicos, precoces e dóceis. As fêmeas têm facilidade de parto e são ótimas mães. A raça apresenta ótima conversão alimentar nos mais diferentes sistemas de alimentação.

O padrão racial e o biótipo funcional do Murray Grey ajudam a estabelecer e adaptar a raça em diversos países. No Brasil, atualmente, a raça Murray Grey e Greyman já contam com criadores de animais P.O e cruzados em Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, além do Rio Grande do Sul.