Quase 88% da população adulta residente no Estado já recebeu a primeira dose de vacina contra covid

A mais recente atualização estatística da Secretaria Estadual da Saúde (SES) aponta que quase 7,6 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul já receberam a primeira dose de imunizante contra o coronavírus. Esse contingente representa 87,7% dos gaúchos com idade a partir de 18 anos (8,95 milhões) e 69,1% da população abrangida pelos 497 municípios (11,37 milhões).

Já o esquema completo de imunização abrange aproximadamente 3,78 milhões de indivíduos até agora, seja quem recebeu duas doses para fármacos com esse sistema ou os contemplados pela vacina da Janssen (apenas uma injeção). Isso representa 45,5% dos adultos residentes no Estado e 35,8% do total.

No caso específico da Janssen, as aplicações já chegaram aos braços de 297.817 gaúchos desde o dia 26 de junho. Vale lembrar que a vacinação contra covid no Rio Grande do Sul começou no dia 19 de janeiro e que os índices aqui mencionados representam uma média – o andamento da campanha apresenta diferentes ritmos, conforme a cidade.

Essa e outras informações detalhadas constam na base de dados da Secretaria Estadual da Saúde, atualizada mais de uma vez por dia e amplamente compartilhada com o público por meio das redes sociais e também de link específico no site oficial estado.rs.gov.br.

Capital

Em Porto Alegre, ao menos 1.053.803 habitantes já receberam a primeira dose de imunizante de dupla etapa (Coronavac, Oxfor ou Pfizer), contingente que representa 93,2% da população adulta. O número consta na plataforma “Vacinômetro” da prefeitura.

Com o esquema imunizatório completo (duas injeções de Coronavac, Oxford e Pfizer ou dose única da Janssen), por sua vez, são 648.314 maiores de 18 anos que residem na capital gaúcha. Isso equivale a 57,3% do segmento, de acordo com a mesma base de dados.

(Marcello Campos)