Bagé, na Campanha, foi atingida por um temporal na noite dessa quarta-feira. Os ventos chegaram a 91 km/h. Além da Defesa Civil municipal, as Secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e de Desenvolvimento Rural, a Guarda Municipal e o Departamento de Água, Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb) passaram o dia realizando ações para mitigar os efeitos do temporal.
A ventania ocorreu principalmente no período das 20h e durou cerca 30 minutos, conforme o coordenador da Defesa Civil do município, Person Bueno. O vento forte foi registrado em toda a cidade Foram 94 situações de crise, onde árvores obstruíram vias, caíram sobre residências, redes elétricas em situação de periculosidade.
Equipes do governo trabalharam durante a noite e não há pontos obstruídos no momento. Alguns postes de luz caídos ocasionaram falta de energia elétrica nas regiões dos bairros Ivone, Vila Gaúcha, Ibagé, Kennedy, São Jorge, Mascarenhas, Jardim do Castelo e Morgado Rosa. Até o fim da manhã não havia o registro de desabrigados ou desalojados.
A falta de energia também causou problemas no abastecimento de água. Conforme informações do Departamento de Água Arroios e Esgotos de Bagé (DAEB), diversos pontos da cidade ficaram sem o abastecimento de água pela falta de luz, o que impediu que a autarquia realize o bombeamento. Entre os reservatórios sem energia estão o Passo das Tropas, Vila Militar, Curva, 24 de Agosto, São Domingos e Emergencial.
Foram reportadas a Defesa Civil a situação mais de 32 casas que ficaram destelhadas e com telhas quebradas, devido à força dos ventos. Na noite desta quinta-feira ainda havia muita instabilidade no restabelecimento da energia elétrica.
Diversos bairros permaneciam sem luz . Bueno confirmou que os pontos devem ser divulgados até o amanhecer desta sexta-feira. Também foram registrados quedas de postes o que causou falta de luz nas regiões do bairro Ivone, Vila Gaúcha, Ibagé, Kennedy, São Jorge, Mascarenhas, Jardim do Castelo e Morgado Rosa.
Na manhã desta quinta-feira, a Seinfra fez um levantamento das áreas atingidas. Nestes locais foi iniciada a limpeza, com a retirada de galhos de árvores caídos. É solicitado que a comunidade tenha cuidado especialmente com a fiação elétrica caída, que é de responsabilidade de CEEE Equatorial.
A prefeitura afirma que devido ao temporal ocorreu instabilidade na rede de telefonia móvel, com isto o número do telefone da Defesa Civil apresentou problemas. Enquanto isto, os bageenses que tiveram problemas relacionados ao temporal podem ligar para o 153, número da Guarda Municipal e também para o DAEB pelo 115. O contato com a Seinfra pode ser feito pelo telefone (53) 32405181.
Segundo informações da CEEE Equatorial, na Campanha e também no sul do Estado até as 18h desta quinta-feira, ainda havia 17 mil clientes sem energia. A luz já havia sido reestabelecida em 13 mil unidades das duas regiões desde o temporal de quarta-feira. As cidades mais atingidas foram Bagé (com 11 mil clientes sem energia) e Pelotas (1 mil sem energia). Equipes da Companhia estão nas ruas, trabalhando ininterruptamente para normalizar a situação o mais rápido possível.