Na noite de quarta-feira, Bagé, localizada na região da Campanha, foi atingida por um forte temporal com ventos que chegaram a 91 km/h. A tempestade causou diversos transtornos, mobilizando a Defesa Civil municipal, as Secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, a Guarda Municipal e o Departamento de Água, Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb) para mitigar os danos.
O temporal, que ocorreu por volta das 20h e durou cerca de 30 minutos, resultou em 94 ocorrências de emergência. Árvores caíram em várias partes da cidade, bloqueando ruas, danificando residências e redes elétricas, conforme relatado pelo coordenador da Defesa Civil, Person Bueno.
Durante a noite, equipes do governo trabalharam para desobstruir as vias. No entanto, a queda de postes de luz deixou vários bairros sem energia elétrica, incluindo Ivone, Vila Gaúcha, Ibagé, Kennedy, São Jorge, Mascarenhas, Jardim do Castelo e Morgado Rosa. Até a manhã seguinte, não havia registro de desabrigados ou desalojados.
A falta de energia também afetou o abastecimento de água. O Daeb informou que a interrupção no fornecimento de luz impediu o bombeamento de água em diversos pontos da cidade, como os reservatórios do Passo das Tropas, Vila Militar, Curva, 24 de Agosto, São Domingos e Emergencial.
Além disso, a Defesa Civil recebeu relatos de mais de 32 casas destelhadas devido à força dos ventos. A instabilidade no fornecimento de energia elétrica persistiu até a noite de quinta-feira, com muitos bairros ainda sem luz.
Na manhã de quinta-feira, a Secretaria de Infraestrutura iniciou a limpeza das áreas afetadas, removendo galhos de árvores caídos. A população foi alertada para ter cuidado com a fiação elétrica caída, que é de responsabilidade da CEEE Equatorial.
A prefeitura informou que o temporal também causou instabilidade na rede de telefonia móvel, afetando o número de contato da Defesa Civil. Os moradores foram orientados a usar o número 153 da Guarda Municipal ou o 115 do Daeb para emergências.
Até as 18h de quinta-feira, a CEEE Equatorial relatou que 17 mil clientes ainda estavam sem energia na região da Campanha e no sul do estado. Em Bagé, 11 mil clientes estavam sem luz, enquanto em Pelotas, mil clientes enfrentavam o mesmo problema. As equipes da companhia continuam trabalhando para restabelecer o serviço o mais rápido possível .