O ano de 2024 já conta com inúmeras atividades e práticas esportivas levadas pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O titular da pasta Rafael Fuca destaca que uma das principais medidas realizadas pela Sejel no ano passado foi o de trabalhar a descentralização de projetos sociais com modalidades esportivas para as comunidades da cidade. “Ao invés de a população vir à sede da Sejel fizemos algo diferente: levamos toda a estrutura da pasta e levamos aos bairros e, dessa forma, estamos com 55 turmas diretamente nos bairros, onde a população pode ter acesso a ritmos, treino funcional, dança do ventre, jiu-jitsu, balé, muay thai, futebol, com cinco escolinhas”, comenta o secretário Rafael Fuca, que destaca a transformação do Ginásio Narciso Suñe em um centro esportivo, com atividades esportivas para a comunidade.
Além dessa descentralização, o secretário destaca que a revitalização e reforma do Complexo do Ginásio Presidente Médici (Militão) realizada pelo Governo Municipal representa o quanto a gestão Divaldo Lara trabalha com obras nas mais diversas áreas para a comunidade bageense. Com investimento total de R$ 250 mil, o Ginásio Militão conta, atualmente, com um novo piso modular para quadra poliesportiva; além de novo placar eletrônico; revitalização de espaços internos; aprovação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), entre outras benfeitorias. “Vamos continuar nas melhorias e ações para o Complexo Esportivo Ginásio Militão. A pista de atletismo é um exemplo de melhorias que traremos, contaremos com duas quadras de beach tennis para este ano e o campo de futebol sete também com iluminação. Na verdade, nosso objetivo é iluminar toda a área do complexo esportivo”, detalha Rafael Fuca.
Sobre as competições, o secretário destaca que competições de futebol master 60 e 65 já estão em andamento, com demais categorias para começar a partir de março. Ele informa que, em breve, o começo das competições de citadino de outras modalidades esportivas diversas, tais como circuito de handebol, vôlei, basquete, entre outras também serão realizadas. Fuca ainda reforça que muito do trabalho que é executado pela pasta é resultado da parceria com outras secretarias, como a Smed, bem como entidades da comunidade, como Sesc, Apae e clubes do Rotary.
“Quero convidar a comunidade de Bagé que venha e participe das atividades esportivas que são desenvolvidas pela Sejel, é muito importante que conheçam nosso trabalho e também possam desenvolver práticas esportivas que trazem mais saúde e qualidade de vida para todos”, enfatiza Rafael Fuca.