Frio intenso, com possibilidade de neve, atinge o Rio Grande do Sul nesta semana

Uma frente fria avançou pelo Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (26), provocando chuva em praticamente todo o Estado. O tempo instável predomina até esta terça (27), quando uma massa de ar polar diminui as temperaturas, com previsão de geada generalizada.

A entrada de umidade favorece a ocorrência de chuva congelada na região da Campanha e de neve nos Campos de Cima da Serra durante a madrugada de quinta-feira (30).

Segundo a meteorologista da Sala de Situação do governo gaúcho, Cátia Valente, “as temperaturas negativas previstas são, em média, de -3°C nos pontos mais altos, mas o vento deixa a sensação térmica ainda mais baixa do que o indicado pelos termômetros”.

Porto Alegre deve registrar temperaturas mínimas na casa dos 2°C. O frio intenso prossegue até sexta-feira (30). No fim de semana, ele começará a diminuir.

A Defesa Civil recomenda atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos, crianças e animais domésticos. Para amenizar o frio, o órgão reforça a importância das doações para a Campanha do Agasalho.