Edição 2021 dos prêmios “Pesquisador Gaúcho” e “Jovem Talento Científico” têm lançamento nesta segunda

Marcada para as 11h desta segunda-feira (26), uma transmissão on-line oficializa o lançamento da edição 2021 dos prêmios “Pesquisador Gaúcho” e “Jovem Talento Científico Gaúcho”, promovidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

As indicações serão realizadas no período de 26 de julho a 27 de agosto. Os respectivos regulamentos já estão disponíveis no site da instituição ou no portal estado.rs.gov.br.

O tema da honraria “Pesquisador Gaúcho” neste ano é “A ciência a serviço da sociedade”. O destaque são iniciativas de contribuição ao combate da pandemia de coronavírus e o seu potencial em gerar inovação, riquezas e bem-estar, contribuindo para uma sociedade melhor.

Já o prêmio “Jovem Talento Científico Gaúcho” chega à terceira edição e reconhece alunos que tenham participado de olimpíadas de conhecimento estudantis, com o propósito de incentivar que esses jovens sejam os pesquisadores reconhecidos de amanhã.

Homenagem

A Fapergs também homenageará uma personalidade que contribuiu de forma extraordinária para o desenvolvimento científico ou tecnológico do Rio Grande do Sul, concedendo a Medalha Mérito Sylvio Torres.

Torres foi um veterinário, professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que contribuiu para o avanço do conhecimento nas áreas de microbiologia e parasitologia veterinária.

Também foi um dos responsáveis pela criação da Fapergs, exercendo o cargo de diretor Científico, além de ter integrado o Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além da distinção aos pesquisadores, empresas e profissionais de comunicação, também serão reconhecidos os Jovens Talentos Científicos Gaúchos, iniciativa vinculada ao projeto “Educar para Inovar”, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e Fapergs.

A finalidade é reconhecer e incentivar alunos de escolas estaduais gaúchas que conquistaram medalha de ouro em olimpíadas estudantis. A programação será divulgada posteriormente nos canais virtuais da Fapergs.

Presenças

O evento desta segunda-feira contará com a presença do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, e dos diretores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) Odir Dellagostin, Rafael Roesler e Mauro Mastella. A live pode ser acompanhada nos canais da Fapergs no Facebook e YouTube.

(Marcello Campos)

Artigo anteriorEscolas estaduais do Rio Grande do Sul entram em férias nesta segunda-feira
Próximo artigoMinistério da Saúde confirma o envio de mais de 486 mil doses de vacinas contra o coronavírus ao Rio Grande do Sul