Diário de Bagé Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Bagé
  • Rio Grande do Sul
  • Política
Reading: Boate Kiss: médico socorrista que atuou no incêndio e sobrevivente que decidiu cursar medicina fazem plantão juntos em hospital
Share
Search
Font ResizerAa
Diário de Bagé NotíciasDiário de Bagé Notícias
Search
  • Home
  • Notícias
  • Bagé
  • Rio Grande do Sul
  • Política
Siga
Diário de Bagé Notícias > Blog > Bagé > Boate Kiss: médico socorrista que atuou no incêndio e sobrevivente que decidiu cursar medicina fazem plantão juntos em hospital
Bagé

Boate Kiss: médico socorrista que atuou no incêndio e sobrevivente que decidiu cursar medicina fazem plantão juntos em hospital

By Semyon Kravtsov 26 de fevereiro de 2024 4 Min Read
Share

Das voltas que a vida dá: o plantão no pronto-atendimento do Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, a 153 km de Porto Alegre, entre a noite da ultima quinta (22) e a madrugada desta ultima sexta-feira (23), foi especial para o médico Carlos Dornelles e para o estudante de medicina Gustavo Cadore.

Dornelles foi o primeiro socorrista a entrar na boate Kiss, em 27 de janeiro de 2013, após o incêndio que atingiu o local. Ele atendeu os feridos e organizou toda a transferência dos casos mais graves de Santa Maria para Porto Alegre. Ao todo, 57 feridos chegaram à Capital de avião ou helicóptero. Cadore estava entre eles.

“Jamais passou pela minha cabeça que eu pudesse aprender com a pessoa que me ajudou daquela vez. É muito gratificante. Não tenho palavras para agradecer”, conta Cadore.
Motivação
Hoje com 42 anos, Cadore estava com a defesa da tese de doutorado em medicina veterinária marcada para março de 2013, quando houve incêndio. Foi uma das últimas pessoas a sair da boate com vida, teve quase 40% do corpo queimado e ficou nove dias em coma no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Precisou passar por dezenas de cirurgias até que pudesse retomar a vida.

Ele diz que a tragédia fez com que amadurecesse, aprendendo a valorizar o que, para ele, realmente importa na vida. Concluiu o dourado e, nessa reflexão, voltou a pensar em uma antiga vontade que tinha e que existia desde a época em que optou pela medicina veterinária nos anos 1990: a de cursar medicina.

“Sempre tive essa vontade. E o incêndio me fez pensar mais nisso. Eu estive em uma situação de depender muito dos outros para fazer coisas que a gente dá como garantidas: respirar, caminhar, comer. Eu não conseguia tomar um copo de água sozinho. Agora, posso retribuir”, conta.

Sobreviventes e parentes das vítimas lembram os onze anos do incêndio da boate Kiss

Reencontro
E foi aí que a vida começou a dar as suas voltas. Cadore prestou vestibular para algumas universidades e passou na Universidade de Santa Cruz do Sul, que tem convênio com o Hospital Santa Cruz, onde Dornelles trabalha.

Cadore diz que tomou conhecimento do papel de Dornelles na sua vida há cerca de um ano, mas nunca havia falado com o médico. Quando saiu a escala do plantão, na terça-feira (20), o socorrista reconheceu o nome do aluno.

“Foi o acaso que nos reuniu. Carlos quase chorou e eu também”, brinca Cadore.

“[Foi] Gratificante. [Me sinto] honrado em poder aprender com ele. Eu passei pelas mãos dele sem nem saber [em 2013]. Trocamos muita ideia esta noite. Foi muito legal”.

Julgamento é suspenso
Por decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, o novo júri dos réus pelo incêndio da Boate Kiss foi anulado. O julgamento começaria hoje segunda-feira (26), em Porto Alegre.

O ministro atendeu a um pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Toffoli considerou que a realização de um novo júri poderia causar “tumulto processual”, uma vez que ainda há recursos pendentes sobre o primeiro julgamento, realizado em 2021 e anulado pelo Tribunal de Justiça do RS.

Com a decisão, as condenações de Elissandro Spohr, Mauro Hoffmann, Luciano Bonilha Leão e Marcelo de Jesus dos Santos, com penas que vão de 18 a 22 anos e meio de prisão, perderam validade. Eles chegaram a ser presos, mas posteriormente foram postos em liberdade.

 

Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rodrigo Balassiano
Custódia de fundos: o segredo para a segurança dos investimentos 
Notícias
Fernando Bruno Crestani
5 tecnologias emergentes que todo profissional deve acompanhar em 2025
Notícias
Pablo Said
Hidrogênio verde: a energia do futuro?
Notícias
Robson Gimenes Pontes
Shield Bank: planejamento sucessório internacional e blindagem de herança digital e patrimonial
Notícias
Bagé dá pontapé inicial na divisão de acesso contra o Novo Hamburgo em confronto decisivo
Rio Grande do Sul
Discussão na Câmara de Bagé sobre título de cidadão emérito para Luciano Hang mobiliza opiniões na cidade
Política
Reforço na segurança: prisão por tráfico de drogas em Bagé evidencia combate efetivo à criminalidade
Notícias
Alerta amarelo de chuvas intensas em Bagé e região: como se preparar para o risco de tempestades
Bagé

Bem-vindo ao Blog Diário de Bagé! Aqui você encontra as notícias mais recentes e relevantes de Bagé e região. Mantemos você informado sobre tudo o que acontece na cidade, desde eventos locais até atualizações importantes sobre política e muito mais.

Categorias

  • Home
  • Notícias
  • Bagé
  • Rio Grande do Sul
  • Política
Reading: Boate Kiss: médico socorrista que atuou no incêndio e sobrevivente que decidiu cursar medicina fazem plantão juntos em hospital
Share

© 2024 Diário de Bagé – [email protected]  – tel.(11)91754-6532

Siga
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?