Diário de Bagé Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Bagé
  • Rio Grande do Sul
  • Política
Reading: Boate Kiss: médico socorrista que atuou no incêndio e sobrevivente que decidiu cursar medicina fazem plantão juntos em hospital
Share
Search
Font ResizerAa
Diário de Bagé NotíciasDiário de Bagé Notícias
Search
  • Home
  • Notícias
  • Bagé
  • Rio Grande do Sul
  • Política
Siga
Diário de Bagé Notícias > Blog > Bagé > Boate Kiss: médico socorrista que atuou no incêndio e sobrevivente que decidiu cursar medicina fazem plantão juntos em hospital
Bagé

Boate Kiss: médico socorrista que atuou no incêndio e sobrevivente que decidiu cursar medicina fazem plantão juntos em hospital

By Semyon Kravtsov 26 de fevereiro de 2024 4 Min Read
Share

Das voltas que a vida dá: o plantão no pronto-atendimento do Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, a 153 km de Porto Alegre, entre a noite da ultima quinta (22) e a madrugada desta ultima sexta-feira (23), foi especial para o médico Carlos Dornelles e para o estudante de medicina Gustavo Cadore.

Dornelles foi o primeiro socorrista a entrar na boate Kiss, em 27 de janeiro de 2013, após o incêndio que atingiu o local. Ele atendeu os feridos e organizou toda a transferência dos casos mais graves de Santa Maria para Porto Alegre. Ao todo, 57 feridos chegaram à Capital de avião ou helicóptero. Cadore estava entre eles.

“Jamais passou pela minha cabeça que eu pudesse aprender com a pessoa que me ajudou daquela vez. É muito gratificante. Não tenho palavras para agradecer”, conta Cadore.
Motivação
Hoje com 42 anos, Cadore estava com a defesa da tese de doutorado em medicina veterinária marcada para março de 2013, quando houve incêndio. Foi uma das últimas pessoas a sair da boate com vida, teve quase 40% do corpo queimado e ficou nove dias em coma no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Precisou passar por dezenas de cirurgias até que pudesse retomar a vida.

Ele diz que a tragédia fez com que amadurecesse, aprendendo a valorizar o que, para ele, realmente importa na vida. Concluiu o dourado e, nessa reflexão, voltou a pensar em uma antiga vontade que tinha e que existia desde a época em que optou pela medicina veterinária nos anos 1990: a de cursar medicina.

“Sempre tive essa vontade. E o incêndio me fez pensar mais nisso. Eu estive em uma situação de depender muito dos outros para fazer coisas que a gente dá como garantidas: respirar, caminhar, comer. Eu não conseguia tomar um copo de água sozinho. Agora, posso retribuir”, conta.

Sobreviventes e parentes das vítimas lembram os onze anos do incêndio da boate Kiss

Reencontro
E foi aí que a vida começou a dar as suas voltas. Cadore prestou vestibular para algumas universidades e passou na Universidade de Santa Cruz do Sul, que tem convênio com o Hospital Santa Cruz, onde Dornelles trabalha.

Cadore diz que tomou conhecimento do papel de Dornelles na sua vida há cerca de um ano, mas nunca havia falado com o médico. Quando saiu a escala do plantão, na terça-feira (20), o socorrista reconheceu o nome do aluno.

“Foi o acaso que nos reuniu. Carlos quase chorou e eu também”, brinca Cadore.

“[Foi] Gratificante. [Me sinto] honrado em poder aprender com ele. Eu passei pelas mãos dele sem nem saber [em 2013]. Trocamos muita ideia esta noite. Foi muito legal”.

Julgamento é suspenso
Por decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, o novo júri dos réus pelo incêndio da Boate Kiss foi anulado. O julgamento começaria hoje segunda-feira (26), em Porto Alegre.

O ministro atendeu a um pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Toffoli considerou que a realização de um novo júri poderia causar “tumulto processual”, uma vez que ainda há recursos pendentes sobre o primeiro julgamento, realizado em 2021 e anulado pelo Tribunal de Justiça do RS.

Com a decisão, as condenações de Elissandro Spohr, Mauro Hoffmann, Luciano Bonilha Leão e Marcelo de Jesus dos Santos, com penas que vão de 18 a 22 anos e meio de prisão, perderam validade. Eles chegaram a ser presos, mas posteriormente foram postos em liberdade.

 

Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ramalho Souza Alves destaca como a participação cidadã pode transformar cidades por meio do controle do orçamento público.
Transforme sua cidade: como a participação cidadã pode fazer a diferença no orçamento público?
Notícias
Nova onda de chuva intensa pode agravar enchentes no Rio Grande do Sul neste fim de semana
Rio Grande do Sul
Bagé prorroga validade do passe livre para PCDs que aguardam perícia e assegura direitos
Bagé
Prefeitura de Bagé avança nas negociações para compartilhamento de imóveis com o INSS
Política
Bagé enfrenta atraso na instalação do raio-x da UPA e Prefeitura cobra solução urgente
Notícias
Aldo Vendramin analisa como a pecuária regenerativa pode atrair novos investidores ao Brasil.
Como a pecuária regenerativa pode atrair novos investidores para o Brasil
Notícias
Generative Engine Optimization
GEO chega ao mercado como solução inovadora da Saftec Digital para IAs generativas
Notícias
Bruno Garcia Redondo revela como a linguagem corporal pode ser um diferencial nas negociações empresariais.
Uso estratégico da linguagem corporal em negociações empresariais
Notícias

Bem-vindo ao Blog Diário de Bagé! Aqui você encontra as notícias mais recentes e relevantes de Bagé e região. Mantemos você informado sobre tudo o que acontece na cidade, desde eventos locais até atualizações importantes sobre política e muito mais.

Categorias

  • Home
  • Notícias
  • Bagé
  • Rio Grande do Sul
  • Política
Reading: Boate Kiss: médico socorrista que atuou no incêndio e sobrevivente que decidiu cursar medicina fazem plantão juntos em hospital
Share

© 2024 Diário de Bagé – [email protected]  – tel.(11)91754-6532

Siga
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?