Há alguns anos, a corrida de rua tem se tornado uma verdadeira febre no Brasil e no mundo. Para o empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, a corrida de rua é um esporte democrático que exige apenas roupas próprias e um par de tênis. No entanto, cabe ressaltar que antes de começar a correr por aí, é prudente procurar profissionais de saúde para ter um preparo adequado. Se você gosta dessa modalidade e deseja saber mais sobre o assunto, confira a leitura a seguir.
Qual a história da corrida
De acordo com Eloizo Gomes Afonso Durães, a corrida tem origem na pré-história, quando nossos ancestrais eram obrigados a caçar ou até mesmo fugir de predadores. No entanto, os primeiros relatos sobre as corridas de rua vêm da Inglaterra, a partir do século XVIII. Logo após esse período, a atividade foi chegando a outros países do continente europeu e também para os Estados Unidos.
A Maratona, a modalidade mais conhecida entre as corridas, surgiu de forma bastante curiosa. De acordo com uma lenda, em 490 a.C, um soldado correu 40 quilômetros para chegar na cidade de Atenas com o objetivo de contar a notícia da vitória dos gregos sobre os persas na Batalha de Maratona. Não há nenhuma prova oficial desse fato, porém foi que deu início ao que conhecemos hoje como maratona.
A maratona tem uma distância oficial de 42.195 metros e é uma das provas mais longas e desgastantes do atletismo. Outro ponto interessante, é que o estilo de corrida é considerado como uma modalidade olímpica desde a primeira edição dos jogos em Atenas em 1896. O sucesso decorrente das Olimpíadas, fez com que a atividade ganhasse notoriedade. E a partir da década de setenta, milhões de pessoas começaram a correr pelas ruas, pelas praias e pelos parques ao redor do mundo.
Entenda quem pode praticar
Segundo o empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, a corrida é uma modalidade esportiva que pode ser praticada por todas as pessoas, desde crianças até idosos, que tenham o devido acompanhamento de profissionais de saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva (SBME) a corrida pode ser praticada por qualquer pessoa, desde que haja o condicionamento físico correto e se respeite a intensidade de esforço compatível com o físico de cada indivíduo.
Prática consciente
Eloizo Gomes Afonso Durães, comenta que as corridas não apresentam regras absolutas, porém existem alguns conjuntos de práticas que são recomendadas pelos especialistas para o esporte, confira:
- Comer antes da corrida
- Aquecer antes de começar a corrida
- Tirar pelo menos 2 dias de folga em casos de dores após a corrida
- Evitar comer comidas diferentes antes da corrida
- Beba água
- Tenha um bom par de tênis
Por fim, as corridas em qualquer modalidade, trazem muitos benefícios para o corpo, alma e mente e são recomendadas para qualquer faixa etária, sendo assim, um esporte muito versátil, democrático e acessível. Lembre-se de sempre procurar um médico e instrutor físico antes de iniciar qualquer prática esportiva e o mais importante, ao começar a praticar a corrida, lembre-se de se divertir.