Você sabe o que é taxa de performance?

Marco Antonio Carbonari acredita que a entrega por resultados bons e satisfatórios é uma obrigação para os gestores financeiros. Mas alguns fundos acabam cobrando uma taxa de performance por isso, o que pode ser confundido com a taxa de administração. Desse modo, se você não entende nada sobre esse assunto, não deixe de ler este artigo até o final.

Em primeiro lugar, o empresário Marco Antonio Carbonari explica que a taxa de performance nada mais é que uma cobrança feita por alguns fundos de investimentos sobre resultados positivos nas aplicações. Em outras palavras, é a taxa cobrada a partir da rentabilidade de um determinado benchmark. 

Para quem não sabe, no mercado financeiro o termo “benchmark” trata-se de um indicador utilizado para fazer a medição do desempenho de uma determinada aplicação, além de servir para comparar dois ativos. Desse modo, Marco Antonio Carbonari explica que, para fazer a carteira de um determinado fundo superar o benchmark de rendimento de um gestor, bem como para mantê-lo motivado, é cobrada a taxa de performance.

Na prática, segundo Marco Antonio Carbonari, essa taxa é cobrada sobre a rentabilidade que ocorreu em um determinado período, caso ele tenha excedido o índice de desempenho previamente determinado (benchmark). Em outras palavras, para que a taxa seja cobrada, é necessário que o fundo na qual estão as aplicações supere em pelo menos 100% o benchmark.

Além disso, essa taxa é cobrada em determinados períodos. Marco Antonio Carbonari explica que a cobrança é feita semestralmente e de maneira automática pelo fundo. Dessa forma, no semestre em que o benchmark for superado em 100%, a taxa de performance será descontada automaticamente do valor de cada uma das cotas compradas no fundo.

Sendo assim, o empresário explica, por fim, que apenas os fundos com gestão ativa podem cobrar a taxa de performance, isto é, apenas os fundos nos quais o gestor atua direta e ativamente no processo de fazer um fundo render de maneira satisfatória. Dessa forma, Marco Antonio Carbonari comenta que os principais fundos desse tipo são os de ações, de multimercados e cambiais.

Artigo anteriorVocê sabe o que são os esportes de rede e parede?
Próximo artigoIndicadores básicos de produtividade e resultados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui