Senador Luis Carlos Heinze comemora oficialização de edital do Aeroporto Regional da Serra; terminal atenderá a 53 municípios gaúchos

Foi oficializado nesta sexta-feira (28), o edital da licitação do projeto do Aeroporto Regional da Serra, em Vila Oliva/Caxias do Sul. Em um ato transmitido de forma híbrida, no Facebook e canal do YouTube do senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), o comunicado foi realizado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas que destacou a importância do terminal, que atenderá a 53 municípios, sendo estratégico para o desenvolvimento econômico regional. Os investimentos previstos na obra são de R$ 200 milhões em recursos do governo federal.

“Trata-se do maior investimento da aviação regional da nossa história, que será feito por intermédio do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Um pleito antigo, para uma região de extrema importância para o Rio Grande do Sul, com potencial enorme da agroindústria e do turismo”, destacou o ministro.

O texto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) e no Diário Oficial da União (DOU) no começo desta semana. Os envelopes dos concorrentes devem ser abertos no dia 30 de junho. Na documentação publicada consta que o plano de construção deve englobar a pista principal e a complementar, pátio, hangar de aeronaves e terminal de passageiros. Com teto de investimento fixado em R$ 3 milhões – recursos indicados pelo senador Heinze, junto ao Ministério da Infraestrutura – o edital ainda prevê o prazo de execução em até um ano pela empresa contratada.

Heinze, incentivador do projeto, comemorou mais esta etapa. “Hoje é um dia de festa para o Rio Grande do Sul. Estamos mais perto de ver esse projeto sair do papel e alavancar, ainda mais, o desenvolvimento regional da Serra Gaúcha. A Infraestrutura, sem dúvida, vai ajudar os nossos municípios na superação da crise econômica que estamos enfrentando. Este será o segundo maior aeroporto do estado. A obra é prioridade para o governo Bolsonaro”, falou o senador.

Participaram do evento os prefeitos de Caxias do Sul, Adiló Didomênico, e de Gramado, Nestor Tissot, e empresários da região, além de representantes do movimento MOBICaxias.