Rio Grande do Sul recebe mais de 645 mil vacinas contra o coronavírus nesta sexta-feira

O Governo do Rio Grande do Sul confirmou, na manhã desta quinta-feira (1º), que terá acesso ao maior lote de vacinas contra a Covid-19 desde o início da campanha de imunização.

O Ministério da Saúde liberou 645.150 doses aos gaúchos, sendo 600.400 na fórmula da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan, e 44.750 de Oxford/AstraZeneca, produzidas na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A aeronave que trará a carga ao Estado desembarca no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, às 6h05min da sexta-feira (02). Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a distribuição às CRS (Coordenadorias Regionais de Saúde) será realizada no mesmo dia. Com isto, espera-se garantir a continuidade da vacinação mesmo em meio aos feriados de sexta-feira da Paixão e Páscoa.

Ainda não há informações sobre a divisão das doses e, tampouco, do público-alvo das aplicações. As autoridades já confirmaram, entretanto, que parte do lote será destinado à segunda dose dos grupos que já tiveram acesso à primeira.

Também foi garantida a reserva de parte dos imunizantes para o início da vacinação dos profissionais de segurança pública, autorizada pelo Governo Federal nesta semana.