Rio Grande do Sul recebe 22 mil doses de CoronaVac; nova carga da AstraZeneca chega neste domingo

O Governo do Rio Grande do Sul recebeu, neste sábado (1º), 22 mil novas doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 fabricada pelo Instituto Butantan. A carga chegou ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, durante a manhã. Do terminal, foi imediatamente encaminhada à Ceadi (Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos).

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) tinha, em estoque, 7 mil doses do imunizante – recebidas na quinta-feira (29), junto a uma remessa maior da fórmula de Oxford/AstraZeneca. A expectativa é de que as 29 mil doses sejam distribuídas aos municípios no início da próxima semana, viabilizando a retomada da aplicação da dose de reforço para as pessoas vacinadas a mais de 28 dias.

O número ainda é insuficiente para sanar a demanda por CoronaVac no Rio Grande do Sul. Um levantamento do Correio do Povo mostra que o Estado vai iniciar a próxima semana com um déficit de 434 mil doses da fórmula desenvolvida pelo Butantan, em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac Biontech. A população vacinada entre os dias 20 de março e 2 de abril estão com o reforço pendente por falta de doses.

Nova remessa da Fiocruz chega no domingo

O Ministério da Saúde confirmou para este domingo (02) o envio de mais 413.750 vacinas de Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Como a segunda dose do imunizante é aplicada três meses após a primeira, não há registro de déficit no Rio Grande do Sul. Com isso, toda a carga será destinada à ampliação do grupo de pessoas com comorbidades imunizado contra a Covid-19.