Rio Grande do Sul quer começar imunização de idosos a partir de 69 anos com doses recebidas

As 322 mil doses de vacinas contra a Covid-19 que chegaram ao RS neste sábado (20) começarão a ser distribuídas a partir desta segunda-feira (22). A SES (Secretaria da Saúde) definiu que as doses deverão ser aplicadas em 100% dos idosos de 70, 71 e 72 anos; 100% da população quilombola e em 34% das pessoas de 69 anos no Rio Grande do Sul.

A projeção da secretária Arita Bergmann é de que todas as doses cheguem às coordenadorias regionais até o meio-dia de terça-feira. “Peço celeridade dos municípios na aplicação, até com forças-tarefa, pois temos que correr para ampliar o número de pessoas vacinadas no Estado”, clamou.

Em pouco mais de dois meses, cerca de 6% da população do RS ao menos iniciou o processo de imunização contra a Covid-19 – para o qual são necessárias duas aplicações de vacina, seja ela Coronavac ou a de Oxford. O lote que chegou no sábado tem 285.800 doses de CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, e 36.250 da Oxford/AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz.

A faixa etária do público alvo da vacinação varia conforme os municípios. Porto Alegre começa a vacinar idosos com idade a partir de 73 anos nesta segunda-feira, em 33 unidades de saúde, além de três pontos de drive-thru.