Portuários em Rio Grande começam a ser vacinados contra o coronavírus

Cerca de 600 trabalhadores portuários foram imunizados no primeiro dia de vacinação contra a covid-19 em Rio Grande. A ação foi realizada no prédio da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS), em uma estrutura que contemplou um drive-thru, para quem chegava de carro, e um posto fixo, para quem acessava o prédio por outras formas de transporte.

As doses aplicadas pela Secretaria Municipal de Saúde são do laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, por isso a segunda aplicação será 22 de agosto. A vacinação contou com o apoio da Marinha do Brasil, por meio do Corpo de Fuzileiros Navais, Guarda Portuária, Supprort Life, Brigada Militar, agentes de trânsito, entre outras instituições.

“Nossos portuários vêm, ininterruptamente, trabalhando com muito afinco e com baixíssimos níveis de contaminação porque seguem rigorosamente os protocolos”, disse o diretor de Qualidade, Saúde, Ambiente e Segurança, Henrique Ilha.

“Nós temos um grande desafio que é lidar com essa nova variante. Sabemos que nas nossas fronteiras, no nosso caso, o porto, há maior risco. Por isso essa intensificação e antecipação feita pelo Ministério da Saúde, para poder atingir esse público”, disse a secretária de município da Saúde, Zelionara Branco.