Poderes e instituições destinam R$ 70 milhões para hospitais gaúchos

Em reunião com o governador Eduardo Leite, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Gabriel Souza, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Voltaire de Lima Moraes, o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, o defensor público-geral, Antônio Flávio de Oliveira, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Estilac Martins Rodrigues Xavier, decidiram unir esforços para auxiliar nos impactos da pandemia de coronavírus na área da saúde, com a destinação de R$ 70 milhões para os hospitais do RS.

A iniciativa ocorre a partir dos relatos na reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, realizada na última quarta-feira (17), onde os gestores dos hospitais expuseram o risco de falta de atendimento a pacientes com Covid-19, noticiando o iminente colapso no sistema hospitalar.

A forma como se dará o repasse dos valores referidos será construída em reuniões entre as respectivas assessorias técnico-jurídicas. A verba será exclusiva para o custeio de leitos, medicamentos e insumos para os hospitais, cuja aplicação será fiscalizada por todos os signatários do acordo.

“Salientando que, embora os orçamentos não sejam superavitários e que esteja em execução o contingenciamento ajustado em 2020, também para o enfrentamento da pandemia, o momento exige, novamente, esforço adicional. É desejo de todos que este gesto ajude a minorar o sofrimento da nossa população e auxiliar a superação desta que é a mais difícil crise já enfrentada na nossa história recente”, diz nota divulgada pelos Três Poderes e instituições.