O Rio Grande do Sul deve passar de 24 mil mortes por coronavírus neste fim de semana

Com 6.940 novos testes positivos e mais 223 mortes por coronavírus, o Rio Grande do Sul chegou a 942.712 casos confirmados da doença, dos quais 23.975 resultaram em óbito (número que deve ultrapassar a marca de 24 mil já neste fim de semana). É o que aponta o balanço divulgado nesta sexta-feira (23) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Dentre os gaúchos infectados em mais de 13 meses de pandemia, 905.523 (96%) já se recuperaram da covid, que atinge os 497 municípios gaúchos. A taxa geral de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs), por sua vez, estava em 85,2% na noite desta sexta-feira – eram 2.871 pacientes adultos para 3.378 leitos.

Já no que se refere à imunização, até o fim da tarde haviam sido aplicadas 2.068.146 vacinas em primeira dose, o que corresponde a 40,7% dos grupos prioritários da campanha (cerca de 5 milhões dos 11,3 milhões de habitantes do Estado). Já a segunda aplicação contemplou 665.082 gaúchos, ou 13,1% do público-alvo.

Assim, o número de injeções contra o coronavírus aplicadas no Rio Grande do Sul é superior a 2,7 milhões. O total de doses recebidas pela SES desde o dia 18 de janeiro é de quase 3,9 milhões – a diferença se explica pela orientação de autoridades e especialistas para que sejam reservadas ampolas para a segunda aplicação.

Perdas humanas

Ainda sobre os desfechos fatais da pandemia, mesmo faltando uma semana para o final de abril o mês já é o segundo em número de óbitos de gaúchos pela doença desde o começo da pandemia, há mais de um ano. São 3.056 vítimas  registradas desde o dia 1º, contra 7.980 em março.

O boletim mais recente de falecimentos por coronavírus, publicada na tarde desta sexta-feira, abrange vítimas com as mais variadas idades. Nos extremos da lista estão duas mulheres: uma moradora de Gravataí (Região Metropolitana) que sucumbiu aos 27 anos e uma anciã de Rio Grande (Litoral Sul) que perdeu a batalha para a Covid aos 93 anos.

Esses e outros detalhes podem ser conferidos no site oficial estado.rs.gov.br e nas plataformas digitais da Secretaria Estadual da Saúde, a exemplo de covid.saude.rs.gov.br. A atualização é diária e alguns dados são atualizados de forma constante.

Novo lote de vacinas

O Rio Grande do Sul recebeu no começo da manhã desta sexta-feira um novo lote de imunizante contra o coronavírus. A carga chegou ao aeroporto de Porto Alegre às 6h, com 192.750 doses da vacina de Oxford-Fiocruz e 50,2 mil da Coronavac-Butantan.

Em seguida as cotas proporcionais já foram enviadas para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na capital gaúcha, para triagem e separação.

Depois, aviões e helicópteros da Brigada Militar e Polícia Civil iniciaram o transporte para as Coordenadorias Regionais da Secretaria Estadual da Saúde. O processo deve ser concluído nas próximas horas, com a retirada pelas prefeituras.

(Marcello Campos)