Novos desembargadores do Tribunal de Justiça gaúcho tomam posse

Os desembargadores Roberto Carvalho Fraga, Leandro Figueira Martins, Carmem Maria Azambuja Farias e Rosana Broglio Garbin foram empossados, na tarde de segunda-feira (31), durante solenidade realizada no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre.

Em razão da pandemia de coronavírus, a cerimônia, conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Voltaire de Lima Moraes, teve acesso restrito. Os novos integrantes do TJ-RS ingressaram no plenário conduzidos pelo desembargadores Marcelo Bandeira Pereira e Maria Inês Claraz de Souza Link.

Maria Inês, ao discursar em nome da Corte, após destacar a difícil situação da pandemia de coronavírus que permanece na sociedade, enfatizou o lado pessoal dos novos desembargadores. “Todos aqui jurisdicionaram em várias unidades como substitutos e titulares, com anos de muita dedicação e aprendizado”, disse ela. “Em todas as áreas, o Judiciário está no centro e nos cabe continuar a buscar soluções mais efetivas para os conflitos, humanizando as relações”, acrescentou a magistrada.

O presidente do TJ-RS relatou os problemas enfrentados pela atual administração – entre eles, o ataque cibernético sofrido recentemente pelo tribunal – e manifestou a sua solidariedade com as vítimas do coronavírus no Brasil. “Mas temos muita fé e esperança em dias melhores para todos”, declarou.