Novo lote com mais de 360 mil doses de vacinas contra o coronavírus chega ao Rio Grande do Sul

O governo do Rio Grande do Sul recebeu, na manhã desta quinta-feira (29), mais 360,95 mil doses de vacinas contra a Covid-19. A remessa, enviada pelo Ministério da Saúde, chegou ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, por volta das 10h15min.

De lá, foi encaminhada diretamente à Ceadi (Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos), que, nesta sexta-feira (30), fará o repasse aos municípios.

Segundo a SES (Secretaria Estadual da Saúde), a carga conta com 353,75 mil novas ampolas da vacina de Oxford/AstraZeneca, fabricadas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O lote possibilitará a conclusão da imunização com a primeira dose para os idosos com mais de 60 anos, além do avanço da cobertura vacinal nos grupos com comorbidades relacionadas à Covid-19.

A remessa, entretanto, não será suficiente para resolver o impasse que cerca a aplicação da segunda dose da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. O Rio Grande do Sul recebeu apenas 7,2 mil doses do tipo – número suficiente para atender apenas 2% das 263,4 mil pessoas que já estão com o reforço em atraso, ou em vias de exceder a data-limite prevista pela fabricante no Estado.

Com o recebimento da carga, chega a 4,2 milhões o número de vacinas contra a Covid-19 disponibilizadas pelo Ministério da Saúde ao Rio Grande do Sul.