Morre ex-presidente do Ipe, vítima do coronavírus

Foi sepultado no final da tarde deste domingo (21) no Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre, o corpo do administrador de empresas José Alfredo Parode, 67 anos, ex-secretário do Planejamento e que presidiu o Instituto de Previdência do Estado (Ipe) no período de 2015 a 2017.

Na noite de sábado ele se tornou uma das vítimas mais recentes do coronavírus no Rio Grande do Sul, após duas semanas de internação no Hospital Santa Clara da Santa Casa de Misericórdia da capital gaúcha.

Natural de Santa Maria (Região Central) e bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universitária Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1979, Parode estava aposentado da vida pública havia três anos, após quase 50 anos exercendo funções em governos, inclusive em âmbito de primeiro escalão.

Essa trajetória inclui cargos como auditor fiscal da Receita Estadual (1984-2017), secretário municipal do Planejamento de Porto Alegre (2017-2018) e titular da pasta estadual da área (2007-201o). Foi técnico científico concursado em 1975 no Badesul (banco de fomento ligado ao governo do Estado).

Também exerceu atividades como subsecretário do Tesouro gaúcho, secretário da Fazenda de Gravataí (Região Metropolitana de Porto Alegre, entre 2012 e 2015).

Mais recentemente, ele exercia a função de diretor financeiro do clube Grêmio Náutico União (GNU) e presidente da Associação dos Moradores do Jardim Isabel, bairro localizado na Zona Sul da cidade. Também concorreu vereador pelo PSDB na eleição do ano passado, sem se eleger.

O Ipe Saúde também se manifestou sobre o falecimento de seu ex-dirigente, por meio de nota oficial no site do governo gaúcho:

“Neste momento de tristeza, o Ipe Saúde presta condolências e solidariza-se especialmente com a família de Parode, assim como expressa a profunda gratidão pela dedicação e trabalho prestados ao Instituto e à vida pública no Estado de uma forma geral”.

Família

José Alfredo Parode era casado com Rosângela e tinha três filhos – Estevan, Bárbara e Marilin, além de quatro netos. O óbito foi informado pelos familiares por meio de postagem no Facebook.

Com muita dor no coração, informo a partida do nosso querido José Alfredo Pezzi Parode, por complicações da Covid”, lamentou Marilin em postagem no Facebook, acrescentando:

“Um Pai, Marido, Avô, Filho, Irmão, Sogro e Amigo amoroso. Foi um grande homem, uma pessoa exemplar, honesta e muito querida por todos. Dedicou sua vida para a família, amigos e trabalho que com muita competência e paixão, ajudou muitas pessoas. Construiu uma história de conquistas, contribuindo para o futuro de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul”.

(Marcello Campos)