Lojas, restaurantes e bares do Rio Grande do Sul funcionam com restrições neste feriado

Celebrado nesta quarta-feira (21), o feriado nacional de Tiradentes causa mudanças na operação de serviços do comércio, bares, restaurantes e outros serviços no Rio Grande do Sul, que está em bandeira-preta (altíssimo risco para coronavírus) pela oitava semana consecutiva. De modo geral, os estabelecimentos devem seguir as restrições válidas para fins de semana nesse status epidemiológico.

– Bares, restaurantes e similares podem atender consumidores até as 16h (com limite de entrada até as 15h), restando a faixa das 15h às 20h como exclusiva para prestação de serviços de tele-entrega (“delivery”) e pegue-e-leve  (“take-away”) – após esse horário, é permitida apenas a tele-entrega. Deve ser observado o distanciamento mínimo de uma pessoa a cada 8 metros quadrados;

– Atividades do comércio não essencial incluem atendimento presencial e entregas no período das 5h às 20h, respeitando-se diretrizes acertadas com os trabalhadores em convenção coletiva;

– Continuam proibidas as festas e outros eventos potencialmente geradores de aglomeração de pessoas, mesmo a céu aberto;

– Supermercados, por serem considerados estabelecimentos essenciais, funcionarão normalmente na capital e no interior.

Porto Alegre

Na capital gaúcha, os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais atuam em regime de plantão. Os serviços serão retomados no dia seguinte. Os detalhes podem ser conferidos em prefeitura.poa.br.

A Guarda Municipal terá equipes circulando pelos parques e praças, fiscalizando cumprimentos de decretos e atuando contra aglomerações e festas clandestinas. A vigilância fixa e motorizada atende postos de saúde, secretarias e prédios municipais. A Central de Operações da corporação tem atendimento 24 horas pelo telefone 153.

O Mercado Público (Centro Histórico) estará fechado, e os seus restaurantes só poderão atuar mediante sistema de tele-entrega. A reabertura será na quinta-feira, às 7h30min.

No que se refere ao transporte coletivo, os veículos circulam com tabela de feriado. Os horários das viagens estão disponíveis no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O usuário também pode conferir a localização em tempo real do seu ônibus na função GPS do aplicativo TRI. As equipes do 118 e de fiscalização permanecem com atendimento 24h.

A vacinação contra o coronavírus prossegue neste feriado, mas contemplando apenas a primeira dose para os idosos a partir de 61 anos e todos os demais porto-alegrenses aptos a receberem a segunda injeção. Já a imunização contra a gripe não estará disponível, sendo retomada na quinta-feira.

Entenda

O feriado de 21 de abril é uma homenagem ao mineiro Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como “Tiradentes” – o seu apelido dá nome à data temática, o Dia de Tiradentes.

Hoje considerado um heroi nacional, ele foi condenado à morte e executado por enforcamento em 1789, por supostamente liderar o movimento conhecido como “Inconfidência Mineira”, uma revolta política e econômica de um grupo de brasileiros contra o domínio de Portugal sobre o País.

(Marcello Campos)