Inscrições para o vestibular da UFRGS terminam neste domingo

Chega ao fim neste domingo (30) o prazo de inscrição no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de 2021/1. Já o boleto pode ser pago até segunda-feira (31), no horário de expediente bancário, incluindo o horário de internet banking. Edital e outros detalhes podem ser conferidos no site oficial www.ufrgs.br.

O processo seletivo pode receber inscrições daqueles já classificados em concurso anterior, mesmo quem já tenha ingressado na UFRGS com uma dessas notas, ou que aguardam em alguma lista de espera, mas não sendo possível a ocupação de mais de uma vaga.

Não há separação das vagas do PS 2021/1 entre aqueles que se candidatam com notas do Enem ou do Vestibular, pois cada participante tem o seu índice de concorrência após a ponderação das notas.

Os cursos com maior quantidade de vagas são: Letras/Licenciatura (94 vagas), Ciências Sociais/Noturno (70), Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Litoral (63), Letras/Bacharelado (60), Administração/Noturno (58), Engenharia Civil (56) e Ciência da Computação (53).

Até o dia 19 de junho, será publicado o resultado preliminar, por meio de lista de classificados, ao passo que o resultado final está previsto para até 23 de junho.

No dia 24 de junho, começa o envio da documentação obrigatória, que será realizado de forma online, com a obrigatoriedade do encaminhamento da comprovação exigida de acordo com a modalidade de ingresso do candidato.

A segunda etapa de matrícula será entre os dias 26 e 28 de julho, conforme faixa horária que será divulgada no dia 22 de julho. O início das aulas no semestre 2021/1 será em 2 de agosto.

Os candidatos devem usar notas das edições anteriores do Concurso Vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 a 2020. São oferecidas 2.562 vagas para ingresso em 82 cursos regulares de graduação da UFRGS, permanecendo a reserva de 50% das vagas para o programa de ações afirmativas.

O processo contempla as vagas anteriormente destinadas ao primeiro semestre no Concurso Vestibular 2021, suspenso por causa do agravamento da pandemia de covid-19, conforme decisão do Conselho Universitário (Consun) de 23 de abril.

A Reitoria da UFRGS informou, ainda, que está mantida a previsão do Vestibular 2021/2 para as vagas do segundo semestre, caso as condições sanitárias permitam sua realização.

Saiba mais

A inscrição para o processo seletivo tem o valor de R$ 40 e pode ser feita pelo candidato que tenha ao menos uma nota válida nos processos de Enem ou Vestibular dos anos 2017, 2018, 2019 e 2020. (O processo se limita a resultados anteriores, não haverá aplicação de prova).

Para o Enem, são necessários os escores mínimos de 450 em cada uma das provas objetivas e 500 na redação; para o Vestibular, é preciso que o participante não tenha sido eliminado do concurso.

Não é o candidato que escolhe a nota para concorrer. Os resultados dos processos serão ponderados para o curso pretendido, permanecendo apenas a melhor nota após o cálculo do índice de concorrência do candidato, ou seja, não é uma média de todas as notas, mas a utilização do melhor desempenho, não sendo possível mesclar notas de concursos distintos.

Após a inscrição, o candidato pode consultar seus dados ou obter a segunda via do boleto no Portal do Candidato. Os interessados do curso de Música precisam de aprovação na prova de habilitação específica, com possibilidade de uso de aprovações nos anos indicados.

A isenção do valor da inscrição será concedida apenas àqueles contemplados no edital que seria destinado ao Vestibular 2021 e cujos nomes já estão indicados no site da Coperse.

Esses candidatos se inscrevem normalmente no Processo Seletivo dentro do prazo específico, e apenas não será gerado o boleto de pagamento. A obtenção desse benefício não garante a homologação da documentação de comprovação de condição socioeconômica nas modalidades de reserva de vaga por renda das ações afirmativas.

Ações afirmativas

Do total de vagas do Processo Seletivo, 1.302 se destinam às modalidades de ações afirmativas. A UFRGS possui oito modalidades de vagas direcionadas exclusivamente para aqueles que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública brasileira, contemplando ainda reservas específicas por critérios étnico-raciais, de renda e para pessoa com deficiência.

O candidato deve ler com atenção, no Edital, os requisitos necessários e a documentação comprobatória de cada ação afirmativa, pois o não cumprimento das exigências leva à perda da vaga. O simulador de cotas é um instrumento de apoio na verificação da modalidade.

(Marcello Campos)