Hospital Regional de Santa Maria terá mais 20 leitos clínicos para tratamento de pacientes com Covid-19

Referência na Região Central do RS, o Hospital Regional de Santa Maria passará a contar, em junho, com mais 20 leitos clínicos de retaguarda para atendimento de pacientes com Covid-19 pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A decisão foi tomada durante uma reunião entre a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, a secretária-adjunta, Aglaé Regina da Silva, e o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom.

A estrutura do hospital é formada atualmente por 38 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes adultos com Covid-19 e por 40 leitos clínicos. Com os novos 20 que serão inaugurados, a estrutura passa a um total de 98 leitos destinados ao tratamento de Covid-19.

Conforme Aglaé, todas as medidas para a entrada em funcionamento desses leitos estão sendo providenciadas, como a contratação de recursos humanos para a formação de equipes e aquisição de camas. “A nossa previsão é que até 8 de junho essas vagas estejam prontas para receber os pacientes com coronavírus, pois a taxa de ocupação dos atuais 40 leitos clínicos da instituição é sempre muito elevada, chegando a 95%”, destacou.

Arita afirmou que o Hospital Regional já está qualificado e preparado para o tratamento da Covid-19. “Esses novos leitos clínicos potencializarão ainda mais o atendimento na instituição”, afirmou.