Governo gaúcho e Exército distribuem 16,5 mil medicamentos do kit intubação a 24 hospitais

Para garantir o estoque de medicamentos do kit intubação nos hospitais gaúchos, a Secretaria Estadual da Saúde, com o auxílio logístico do Exército Brasileiro, está realizando a entrega de 16,5 mil frascos de remédios utilizados em pacientes com Covid-19 internados em UTIs.

São 24 instituições hospitalares de 23 municípios do interior beneficiadas pela nova remessa, definidas com base em um acompanhamento semanal do abastecimento de insumos que a SES realiza.

Adquiridos pela secretaria, estão sendo distribuídos Dexmedetomidina, Etomidato, Morfina, Propofol e Fentalina. Sete veículos saíram do 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita, na manhã desta terça-feira (23), para rodar, somados, 5.560 quilômetros pelo Rio Grande do Sul, sendo a rota mais longe até Alegrete.

“Estamos nesta missão de apoio para levar um pouco mais de conforto e dignidade a todos que necessitam do suporte desses medicamentos. São produtos essenciais para a assistência a pacientes em estado mais grave da doença”, disse o tenente-coronel Eduardo Rodrigues da Silva, comandante do 3º Batalhão de Suprimento.

O chamado kit intubação é formado por sedativos, relaxantes musculares e bloqueadores neuromusculares, necessários para a intubação de pacientes que necessitam de ventilação mecânica em leitos de UTI, por dificuldades respiratórias.