Governo do RS adota plataforma de dados para qualificar a gestão escolar na rede estadual de ensino

Em transmissão ao vivo no YouTube nesta quarta-feira (02), com a participação do governador Eduardo Leite, o Rio Grande do Sul aderiu oficialmente à plataforma Foco Escola, que disponibiliza para as instituições de ensino públicas resultados das avaliações nacionais e estaduais da educação de forma organizada e descomplicada.

Segundo o governo, o objetivo é qualificar a gestão escolar na rede estadual. Disponível no endereço focoescola.gov.rs.br, a plataforma reúne, organiza e articula dados de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e avaliações como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), apontando de maneira simples e clara as habilidades em que os estudantes apresentaram maior defasagem. Os dados coletados a partir da avaliação diagnóstica Avaliar É Tri, feita recentemente no Rio Grande do Sul, também estarão disponíveis.

A plataforma utiliza evidências educacionais para qualificar os planos de ação, o plano de aula do professor e a gestão de sala de aula, facilitando e aprimorando a aprendizagem dos alunos.

“A educação transforma a vida das pessoas individualmente e das suas famílias, as suas realidades e o mundo. Estamos, sim, transformando o mundo através dos seres humanos, aumentando sua capacidade de aprendizado e dando suporte através de ferramentas como essa plataforma, para que os profissionais da educação, os professores, tenham todas as informações de forma clara. Assim, podem aperfeiçoar suas técnicas, entendendo onde podem e devem atuar de forma melhor”, destacou o governador.

Os técnicos das CREs  (Coordenadorias Regionais de Educação) também contam com um painel de indicadores das suas escolas. Nele, acompanham informações sobre infraestrutura, recursos das instituições e também níveis de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, as CREs podem alocar os esforços de apoio às escolas de acordo com suas realidades e necessidades específicas.