Governador do RS e prefeito de Porto Alegre alinham estratégias de enfrentamento à pandemia

O governador Eduardo Leite se reuniu, na tarde desta quarta-feira (7), com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, no Paço Municipal. A visita durou cerca de duas horas e foi sucedida por breve coletiva de imprensa.

“Sem dúvida, a prefeitura da Capital e o governo do Estado precisam trabalhar muito próximos. Sempre prezamos pelo bom diálogo, especialmente porque as consequências de uma falta de diálogo recaem sobre a população. Depois de ter recebido o prefeito Melo várias vezes no Palácio Piratini, foi a vez de fazer uma visita ao Paço Municipal”, afirmou o governador, em entrevista coletiva após a reunião.

Além de discutir medidas de enfrentamento ao coronavírus, Leite e Melo abordaram aspectos referentes à inovação e à renovação de espaços públicos, como o Cais Mauá, a Orla do Guaíba e o Quarto Distrito. “Estamos trabalhando para que Porto Alegre seja, cada vez mais, uma cidade acolhedora, que retém a juventude e que seja mais um exemplo de qualidade de vida no RS”, destacou Leite.

Como prefeito de Porto Alegre e presidente do Granpal (Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), que reúne 16 municípios e representa cerca de 30% da população gaúcha, Melo foi convidado a participar ocasionalmente de reuniões do Gabinete de Crise do governo do Estado. O prefeito deve participar já de reunião prevista para esta quinta-feira (8).

“Estamos em uma fase de construção. Vamos participar com quadros técnicos do Gabinete de Crise e, depois, sob a liderança do governador, vamos debater a cogestão com as medidas importantes para avançarmos no enfrentamento da pandemia, com todos os esforços para salvar vidas e para garantir o funcionamento da cidade dentro dos protocolos e propiciando renda às famílias”, disse Melo.