Forças de segurança e idosos de 65 anos serão os próximos a serem vacinados contra o coronavírus no RS

As 645.150 novas doses de vacinas contra a Covid-19 que chegam ao RS nesta sexta-feira (02) serão utilizadas para ampliar a imunização de idosos e para vacinar as forças de segurança do Estado.

O lote será destinado aos idosos de 65 anos, para completar a primeira aplicação das pessoas de 66 anos ou mais, às forças de segurança e para a segunda dose em pessoas imunizadas com a CoronaVac e com a vacina de Oxford/AstraZeneca.

A decisão dos grupos-alvo a serem vacinados com essa remessa foi tomada nesta quinta-feira (1º) por gestores estaduais e municipais de saúde.

“Urge que essas vacinas sejam aplicadas”, disse a secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann, ressaltando a importância de os municípios imunizarem durante o feriado da Sexta-Feira Santa e neste fim de semana. “O presente de Páscoa dos vovôs neste ano deve ser a vacina no braço. Para isso, esperamos que os municípios deem continuidade à campanha”, declarou.

Públicos-alvo a serem vacinados nos próximos dias no RS:

– Reserva para segunda dose de 100% do público que se vacinou com a CoronaVac que chegou ao Estado em 9 de março;
– Reserva para segunda dose de 63% do público que se vacinou com o lote de CoronaVac que chegou ao Estado em 17 de março (considerando a previsão de chegada de mais vacinas na próxima semana para fechar 100%);
– Reserva para segunda dose de 100% do público que se vacinou com o lote de Oxford/AstraZeneca que chegou ao Estado em 24 de janeiro;
– Completar a vacinação de idosos de 66 anos ou mais ainda não imunizados com a primeira dose;
– Iniciar a vacinação de idosos de 65 anos;
– Forças de segurança e salvamento.