Estância das Oliveiras, fazenda produtora de azeites em Viamão, conquista prêmio em concurso mundial

A Estância das Oliveiras, fazenda produtora de azeites de oliva extra virgem premium em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, recebeu duas grandes premiações neste sábado (22) em concurso mundial do produto, realizado na Itália.

O EVO iOOC Itália é o principal concurso de azeites de oliva da Itália e está entre os cinco mais importantes concursos internacionais no mundo. A Estância das Oliveiras enviou dois de seus azeites para avaliação: o Azeite Blend Exclusivo, uma combinação única de varietais, composto predominantemente das Azeitonas Arbosana, Arbequina e Koroneiki, e o Azeite Monovarietal Koroneiki.

Concorrendo com centenas de azeites de mais de 30 países, os produtos enviados pela Estância das Oliveiras receberam a mais alta premiação divulgadas neste sábado: tanto Blend, quanto o Koronieki conquistaram a medalha de ouro no concurso. Mas a vitória não parou por aí, estes dois azeites também foram eleitos finalistas de Melhor Azeite de Oliva do Hemisfério Sul, premiação que será divulgada no dia próximo dia 28.

Lucídio Goelzer, fundador da Estância das Oliveiras, comemorou a vitória. “Passei a noite em claro aguardando ansiosamente os resultados. Esta premiação brinda um trabalho árduo, feito por pessoas que são apaixonadas pelo que fazem e que buscam sempre o melhor. Ter todos os nossos azeites enviados recebendo medalha deouro e ainda sendo eleitos como finalistas de melhor azeite de oliva do Hemisfério Sul é uma grande alegria e orgulho”.

O mestre de Lagar André Sittoni Goelzer, responsável pela produção dos produtos, também comemorou. “Este é um dos principais prêmios mundiais de azeite, concorremos com os melhores azeites do mundo e conquistamos o prêmio máximo nos dois azeites que enviamos, além de estarmos com ambos classificados na final de melhor azeite de oliva do Hemisfério Sul, existem produtores que trabalham arduamente, uma vida inteira e nunca atingem um patamar tão elevado quanto este, isto é a comprovação da qualidade do que estamos produzindo”, afirma.

De todos os azeites de oliva participantes da premiação, apenas 12 foram eleitos finalistas de Melhor Azeite de Oliva do Hemisfério Sul.

O Júri do prêmio é composto por 29 juízes com creditação internacional, oriundos de dez países diferentes. Todo o processo é normatizado internacionalmente. As avaliações são às cegas, mantendo a imparcialidade e credibilidade deste que é um dos principais prêmios mundiais da categoria.

Quem quiser ter na sua mesa os azeites premiados tem a possibilidade de adquirir em lojas especializadas ou visitar a Estância das Oliveiras, que abre suas porteiras para experiências ligadas ao olivoturismo. Entre as atividades propostas está a caminhada guiada aos pomares de oliveiras, visitação ao Lagar (agroindústria onde os visitantes visualizam passo a passo da produção), degustação dos azeites de oliva extra virgem, piquenique gourmet ao ar livre, apresentação de DJ e violinista, além de gastronomia diferenciada com chef internacional.

A Estância das Oliveiras fica na RS 118, Km 32 – Estrada do Jaconi, 495 -,  em Viamão (RS).