Escolas estaduais farão provas com estudantes para avaliar perdas na educação durante a pandemia

Para avaliar o aprendizado dos estudantes no ano de 2020 e as principais competências pedagógicas que precisam ser reforçadas para 2021, a Seduc (Secretaria Estadual da Educação) lança o exame “Avaliar é Tri RS”.

A aplicação, que deverá ser feita de forma impressa ou digital, ocorrerá em todas as escolas da Rede Estadual de segunda-feira (24) a 11 de junho. Serão avaliados os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Após a realização dos testes, os resultados individualizados de cada aluno ficarão disponíveis na plataforma do Caed (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Conforme a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, a partir dos resultados, o professor irá trabalhar os conteúdos que precisam ser reforçados e avaliar as principais competências adquiridas de forma individualizada.

“A iniciativa, realizada ao lado das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e equipes diretivas das instituições de ensino, permitirá discutir as melhores ações para resgatar as aprendizagens que foram prejudicadas pelo longo período sem aulas presenciais”, destaca.

Acesso à plataforma do Caed

Para a realização das provas, a equipe de aplicação, composta por membros da equipe diretiva de cada instituição de ensino, deve estar devidamente cadastrada na plataforma do Caed. O diretor da escola realizará o primeiro acesso utilizando o código Inep como seu login e senha.

Após este processo, os profissionais terão acesso às ferramentas de avaliação e poderão fazer o monitoramento de todas as atividades no sistema.