Equipamentos abandonados em pátio de hospital de Canoas são recuperados

Seis camas hospitalares eletrônicas encontradas abandonadas no pátio do HNSG (Hospital Nossa Senhora das Graças) em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram recuperadas e já estão em uso pelos pacientes da instituição. Os equipamentos, com custo de cerca de R$ 20 mil cada, estavam entre os itens localizados pela nova administração do hospital em uma espécie de depósito a céu aberto nos fundos da instituição.

Uma força-tarefa realizada nas últimas duas semanas possibilitou a recuperação e reforma de diversos itens. Além das camas, foram reaproveitadas poltronas e portas, entre outros objetos, segundo o diretor geral do HNSG, Juliano da Silva. A reforma das poltronas é feita por apenados da Pecan, por meio do projeto Recomeçar.

Duas macas pertencentes ao Samu foram devolvidas. No local, havia também grande quantidade de entulho, como restos de madeira, o equivalente a dez cargas de caminhão, retiradas pela Prefeitura para o descarte correto. Com a comercialização de 3,5 mil quilos de peças em ferro, foram arrecadados em torno de R$ 3 mil. “Investimos esse recurso na compra de EPIs para os funcionários”, afirmou o diretor.

Algumas peças foram usadas para o conserto dos vários equipamentos que precisam de recuperação no hospital. Além de desperdício de recursos, o depósito a céu aberto colocava em risco à saúde de pacientes, familiares e profissionais da instituição, uma vez que atraía ratos, mosquitos e outros insetos.