Em Novo Hamburgo, drive-thru disponibiliza a primeira dose com imunizante da AstraZeneca para pessoas com deficiência permanente a partir de 35 anos, portuários e trabalhadores de transporte aéreo na segunda-feira

Mais um drive-thru de vacinação contra a covid de primeira dose, com o imunizante da AstraZeneca, será realizado na próxima segunda-feira (31), para o grupo de pessoas de 35 anos ou mais com deficiência permanente, portuários e trabalhadores de transporte aéreo. Ação será nos pavilhões da Fenac, com entrada pela Avenida Nações Unidas, das 9h às 16h.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Este grupo inclui pessoas com:

– limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas,
– indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo,
– indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com o uso de óculos,
– indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Para receber a vacina, os documentos que devem ser apresentados no drive-thru são:

– documento de identidade com foto,
– cartão SUS de Novo Hamburgo ou comprovante de residência (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local),
– qualquer documento que comprove deficiência (levar original e cópia, que ficará retida), como laudo médico, cartão de gratuidade no transporte público com indicação da condição de deficiência, comprovante de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência, documento oficial de identidade com a indicação de deficiência.

Além de pessoas com deficiência permanente de 35 anos ou mais, também poderão se vacinar contra a covid no drive-thru desta segunda-feira, os trabalhadores de transporte aéreo e portuários (de qualquer idade).

Confira os documentos necessários

– Trabalhadores de transporte aéreo: documento com foto, cartão SUS ou comprovante de residência (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local) documento que comprove a situação de trabalhador empregado de companhias aéreas nacionais (levar original e cópia, que ficará retida), e aos demais o devido credenciamento aeroportuário válido, conforme Decreto 7.168/2010 e RBAC 107 da Anac.
– Trabalhadores Portuários: documento com foto, cartão SUS ou comprovante de residência (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local) documento que comprove o exercício efetivo da função de trabalhador portuário (levar original e cópia, que ficará retida).

Doações

As pessoas a serem vacinadas poderão doar agasalhos e alimentos não perecíveis na Fenac, na saída dos pavilhões, depois de aplicada a vacina. As pessoas não precisarão descer de seus carros. Os mantimentos mais necessitados são arroz, massa, feijão, óleo de soja, farinhas de trigo e de milho, açúcar, leite em pó e biscoitos.