Convênio entre o governo gaúcho e empresa de tecnologia garante bolsas de estudo para 26 pessoas

Vinte e seis pessoas inscritas em processo seletivo da empresa de tecnologia Cisco, por meio de convênio com o governo do RS, estão entre os 1,5 mil contemplados do País com bolsas para capacitação profissional em cibersegurança. O curso, gratuito e 100% on-line, com duração de 140 horas, já começou.

A seleção teve diversas fases, começando por uma capacitação exploratória disponibilizada no espaço do RS na plataforma da Cisco Networking Academy. Os estudantes com melhor desempenho passaram por prova técnica, análise socioemocional e precisaram comprovar ter pelo menos 16 anos e estar no 3º ano do Ensino Médio ou já ter concluído.

Entre os selecionados, há representantes de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Estância Velha, Imbé, Nova Santa Rita, Palmeira das Missões, Pelotas, São Leopoldo, Torres, Três de Maio e Viamão. Vários deles são estudantes de alguma área da TI (Tecnologia da Informação), e praticamente a metade está em busca de oportunidade profissional. Ao final do curso, os melhores bolsistas terão acesso a um programa de estágio ou emprego, em posições oferecidas por empresas parceiras.

No Estado, a seleção foi oferecida por meio de parceria entre a Cisco do Brasil e o Executivo, representado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Também apoiam as secretarias da Educação e de Inovação, Ciência e Tecnologia, além do Escritório de Desenvolvimento de Projetos.