Conselho Regional de Medicina manifesta preocupação com recrudescimento da pandemia de coronavírus

Em mensagem divulgada nesta quarta-feira (26), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) alerta a comunidade profissional e a população em geral para o aumento de casos de contaminação pelo coronavírus. Também chama a atenção para a maior incidência de problemas respiratórios nos meses mais frios.

“Neste momento, em que há evidências do recrudescimento da pandemia, é necessário prosseguir com os esforços de todos no sentido de controlar a disseminação da covid, evitando a piora dos índices de ocupação dos serviços de assistência e possíveis riscos à saúde da população”, ressalta o texto.

A entidade solicita aos médicos que continuem atuando junto a seus pacientes para reforçar as medidas de prevenção ao contágio – uso correto de máscara, higienização das mãos e manutenção do distanciamento interpessoal, bem como ambientes arejados.

Vacinação

Salienta, ainda, a importância de que os segmentos populacionais já aptos à imunização contra o coronavírus completem o esquema vacinal, sem deixar de buscar a segunda dose – essencial para os três fármacos em uso no País (Coronavac, Oxford e Pfizer, cada qual com um intervalo específico entre as aplicações).

Por fim, o Cremers reitera aos profissionais de Medicina para que, ao serem solicitados por gestores públicos, auxiliem na formulação de ações sanitárias, observando-se todos os aspectos técnicos e éticos inerentes à atuação profissional.

(Marcello Campos)