Carteirinha do Autista é apresentada ao governador Eduardo Leite

A Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul) apresentou, na manhã desta quarta-feira (19), um modelo de Carteirinha do Autista ao governador Eduardo Leite.

A data do lançamento oficial do documento deve ser divulgada nos próximos dias pelo governo. “A pauta da inclusão é bastante especial para nós. Equidade é um termo que sintetiza o que precisamos ter na sociedade: condições para que as pessoas com algum tipo de deficiência, seja mental ou física, tenham um ponto de partida próximo das demais, ajustando as políticas públicas. O governo do Estado fica muito satisfeito em dar essa colaboração”, destacou Leite.

A carteirinha deverá ser solicitada pelo próprio beneficiário ou responsável diretamente no site da Faders. A solicitação do documento alimentará a base de dados sobre a população gaúcha com TEA (Transtornos do Espectro Autista), possibilitando a implementação de políticas públicas a fim de garantir a atenção integral, a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados nas áreas de saúde, educação e assistência social.

No começo de abril, o governo do Estado lançou, por meio de decreto, a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, também chamada de programa TEAcolhe.