Canoas inaugura UPA 24h para atendimentos não Covid-19

A partir desta quarta-feira (17), a população de Canoas passa a contar com uma nova unidade de pronto atendimento. Localizada no bairro Mathias Velho, a UPA Liberty Dick Conter funcionará 24 horas e será dedicada, exclusivamente, a casos de pacientes adultos NÃO relacionados à Covid-19.

Essa é a terceira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no município, que já possui a UPA Rio Branco e Boqueirão, ambas 24h. Instalada no prédio da antiga UPA Caçapava, onde funcionava atualmente uma clínica de saúde da família, a unidade passa a contar agora com toda a estrutura necessária para atendimento de pacientes clínicos graves e intercorrências de urgência e emergência moderadas e leves NÃO Covid. A capacidade é de 350 a 360 atendimentos por dia.

Estrutura

O espaço inclui salas de classificação de risco, de medicação (verde), de observação (amarela), de estabilização (vermelha) e de sutura, além de três consultórios clínicos, central de oxigênio e de ar comprimido, farmácia, banheiros e área de descontaminação. A gestão será feita pela direção do Hospital Universitário, responsável também pela UPA Rio Branco.

A exemplo das outras duas UPAs, a Liberty Dick Conter recebeu um tanque de oxigênio para atender pacientes que precisam de suporte ventilatório. Ao todo, o serviço contará com uma equipe de 97 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, auxiliar de higienização, farmacêutico, técnico de Radiologia, controladores de acesso, auxiliar de nutrição, analista clínico e agente de atendimento. O investimento soma R$ 350 mil. Desse total, R$ 133 mil foram investidos na readequação da estrutura física e o restante em equipamentos, como respiradores e bombas de infusão.

Na abertura da unidade, o prefeito Jairo Jorge enfatizou que a nova UPA é uma das ações adotadas em Canoas em resposta ao momento mais grave da pandemia. “Estamos ampliando a estrutura para que as pessoas possam receber um atendimento digno”, ressaltou. O prefeito destacou, ainda, que a escolha do nome é uma homenagem ao ex-prefeito de Canoas Liberty Dick Conter, falecido em 2016. “Foi um prefeito dedicado, que investiu na saúde e que tocou o coração dos canoenses”, lembrou.

Sintomas leves de Covid-19

Com a inauguração da nova UPA 24h, as estruturas provisórias de pronto atendimento montadas junto às UPAs Rio Branco e Boqueirão passam a atender casos sintomáticos respiratórios leves associados à Covid-19. A previsão inicial era de que as estruturas, que começaram a funcionar em 1º de março, fossem desativadas após a inauguração da UPA no bairro Mathias Velho. Diante da alta demanda de pacientes e do agravamento da pandemia, porém, a administração municipal decidiu manter os serviços funcionando. Em situações menos graves é possível também buscar as unidades básicas de saúde (UBSs).

Com a nova organização, as UPAs Rio Branco e Boqueirão receberão apenas pacientes sintomáticos respiratórios e casos graves de Covid-19. Para pacientes pediátricos sintomáticos de Covid, a orientação é para que a população procure a UPA Boqueirão ou o Pronto Atendimento Pediátrico do Hospital Universitário.

Cerca de 70% dos atendimentos de saúde em Canoas atualmente são de casos relacionados à Covid-19, segundo o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos. “A abertura da nova UPA em meio ao pior momento da pandemia é extremamente importante. Abrir serviços de saúde neste momento é um desafio”, ponderou.

Atenção básica

A população que tinha a Clínica de Saúde da Família Caçapava como unidade de saúde de referência deve procurar a Clínica de Saúde da Família Praça América (Av. Rio Grande do Sul, 420 – Bairro Mathias Velho). A Secretaria Municipal da Saúde está preparando a abertura de uma nova estrutura para absorver os pacientes da Caçapava.

A UPA Liberty Dick Conter está localizada na Av. Rio Grande do Sul, 1615 – Bairro Mathias Velho.