Brigada Militar recebe 221 veículos novos para o policiamento ostensivo nos municípios gaúchos

O policiamento ostensivo no Rio Grande do Sul ganhou um reforço nesta terça-feira (04). Em uma solenidade conduzida pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, a BM (Brigada Militar) recebeu 221 veículos zero quilômetro – entre viaturas SUV, motocicletas e ônibus –, em um investimento total de R$ 19 milhões.

A cerimônia foi realizada na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre. Do total de veículos entregues, 107 são viaturas semiblindadas, do modelo Duster Renault, quase todas para cidades do interior do Estado. Segundo o governo, essa é a primeira vez que o Poder Público destina carros com escudo balístico para a rotina diária de patrulhamento em pequenos municípios gaúchos.

A blindagem instalada é do nível III-A, que suporta disparos de todos os tipos de arma de mão, como pistola .40 e 9 mm. Construída com fibra de aramida, é mais leve que o aço e com capacidade de resistência quatro vezes maior. Nos vidros, a blindagem é composta pela sobreposição de materiais para assegurar a resistência balística de igual padrão.

“Se disséssemos em 2018, quando discutíamos o futuro do nosso RS, que, em dois anos, reduziríamos em 28,5% os homicídios, diriam que eu estaria louco. Se dissesse que nos proporíamos a fazer uma redução de 31,9% nos latrocínios, certamente desconfiariam que não estávamos falando a verdade. Se disséssemos, lá em 2018, que reduziríamos pela metade o roubo de veículos do RS, diriam que o candidato fantasiava e lançava números ao vento, e em 74,5% menos nos roubos a banco, certamente desconfiariam das promessas. Pois são exatamente esses os números da segurança pública no RS. A redução de todos os indicadores de criminalidade vai devolvendo, dia a dia, a sensação de segurança da nossa população. Temos ainda problemas a resolver, e é por isso que seguimos investindo na segurança pública, e é muito bom poder contar com parcerias da iniciativa privada e da nossa bancada gaúcha. São quase R$ 20 milhões de investimento em estrutura de transporte para os nossos policiais cumprirem com a missão para a qual juraram entregar a própria vida: defender a ordem e a vida de cada gaúcho e gaúcha. E fazem isso com muita dedicação. Somos muito orgulhosos das nossas forças de segurança pública”, afirmou o governador.

“É mais um momento importante para a segurança pública do nosso Estado. Agradeço aos parlamentares, em nome dos homens e das mulheres da segurança, que mais uma vez priorizaram a área. Destaco que, inclusive, muitos municípios pequenos estão recebendo pela primeira vez uma viatura zero quilômetro, e isso também é uma marca para essas cidades. Essas viaturas já seguem a concepção nova do nosso governo, de proteger cada vez mais os operadores de segurança pública: são todas semiblindadas, exatamente para proteger aqueles que protegem a população gaúcha”, destacou o vice-governador Ranolfo.