Aulas presenciais do ensino médio da rede municipal serão retomadas nesta segunda-feira em Porto Alegre

Cerca de seis mil alunos do ensino médio, cursos técnicos, curso normal e educação de jovens e adultos da rede municipal podem retomar as atividades presenciais nesta segunda-feira (24) em Porto Alegre.

Ao todo, em torno de 900 estudantes do primeiro grupo e 5.100 do EJA estão matriculados em escolas municipais na Capital. Eles somam-se às 58 mil crianças, cujo comparecimento às escolas foi liberado, entre os dias 29 de abril e 17 de maio.

Ao longo das primeiras semanas de aulas desde o dia 29 de abril, o levantamento realizado pela Smed (Secretaria Municipal de Educação) apontou o comparecimento total de mais de 50 mil crianças, nos turnos da manhã e tarde. “A implantação e o início de atuação do Comitê de Operações e Emergência (COE) em Saúde Municipal, somada a outras medidas, como os nossos rígidos protocolos sanitários, a verba extra para a Covid, que chegou a R$ 2,5 milhões, e a testagem dos nossos profissionais, têm garantido um retorno sustentável dos alunos da rede municipal de ensino”, avalia a secretária Janaina Audino.

O calendário de retorno às aulas presenciais prevê uma volta escalonada, por faixa escolar, a cada semana. Na segunda-feira da semana que vem, dia 31, será a vez dos alunos da Educação Especial.

Conforme a estratégia, apresentada, ainda no mês de fevereiro à comunidade escolar, há um revezamento das turmas, com a possibilidade de atendimento de até 100% das crianças matriculadas em cinco dias, conforme a configuração das salas de cada unidade escolar.

Como política de apoio a um retorno mais seguro das atividades pedagógicas presenciais, os profissionais de ensino do município (professores e funcionários) estão passando por testagem periódica para Covid-19. Até sexta-feira, 21, foram emitidos vouchers para testagem em 148 escolas da rede própria e instituições parceiras, com um total de 3.427 testes.