Após duas semanas de internação por Covid, o senador gaúcho Lasier Martins recebe alta hospitalar em Porto Alegre

Após quase duas semanas de internação no Hospital São Lucas da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, o senador gaúcho Lasier Martins recebeu alta nesta quinta-feira (18), já curado do coronavírus. O parlamentar do Podemos seguirá tratamento complementar com medicação, em casa – ele completará 79 anos no dia 14 de abril.

“Foi tudo muito sofrido, mas estive sempre sob os cuidados do doutor Fabiano Ramos, um médico infectologista muito competente, bem como a sua equipe”, manifestou-se Lasier por meio de sua assessoria. Ao longo de 13 dias de hospitalização, ele apresentou febre durante 72 horas e chegou a receber oxigênio suplementar por uma semana.”

“Eu agradeço a Deus, à minha família e aos profissionais de saúde que me atenderam neste período”, prosseguiu. “Quero agradecer ainda aos milhares que me enviaram mensagens de carinho e fizeram orações em favor da minha saúde.

Reunião fatídica

Ao receber alta, ele soube da morte cerebral, horas antes, do também senador Major Olímpio (PSL-SP), que não resistiu à Covid. “Ao chegar em casa [no bairro Santa Tereza, Zona Sul da capital gaúcha], recebi a triste notícia do falecimento do meu amigo, hospitalizado há 14 dias.”

Tudo indica que tanto Lasier quanto Olímpio contraíram o vírus ao participarem de uma reunião presencial em Brasília. Além dos dois, também receberia teste positivo Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que deve receber alta hospitalar nesta sexta-feira (19), conforme projeção de sua equipe.

“Olimpio morreu lutando na linha de frente, do mesmo jeito guerreiro que sempre viveu”, declarou o senador gaúcho em postagem no Twitter.

Trajetória

Lasier Martins nasceu em Vale Verde, distrito de General Câmara, sendo um dos sete filhos de um mecânico e de uma dona-de-casa. Estudou o ensino primário e secundário em Montenegro (Vale do Caí) e iniciou sua carreira no jornalismo aos 16 anos, na então Rádio Montenegro (hoje Rádio América). Um ano depois, mudou-se para Porto Alegre.

Advogado formado em 1967 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Lasier é natural do município de General Câmara (Vale do Taquari) e se projetou como jornalista, atuando como repórter, comentarista e apresentador em veículos da imprensa gaúcha como as Rádios Difusora, Guaíba e Gaúcha, além da RBS TV.

No período entre 2013 e 2016, ele esteve no PDT e de 2017 a 2019 foi filiado ao PSD. Em 7 de outubro de 2013, anunciou seu desligamento do Grupo RBS para concorrer a uma vaga no Senado nas eleições de 2014. Em 5 de outubro, foi eleito com 2.145.479 votos, ou 37,4% dos votos válidos. É o atual 2º vice-presidente da Casa.

(Marcello Campos)