Após ataque hacker, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul restabelece parte dos sistemas eletrônicos

Com o setor de TI (Tecnologia da Informação) do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) trabalhando de forma ininterrupta, alguns serviços eletrônicos puderam ser restabelecidos neste começo de semana. Na última quarta-feira (28), a instituição sofreu um ataque cibernético que deixou inoperante todo o sistema de informática do judiciário gaúcho.

Na manhã desta segunda-feira (03), o TJ informou o restabelecimento de mais alguns serviços aos usuários externos, agregando aos que foram disponibilizados durante o final de semana.

A partir desta segunda-feira, a CADI (Central de Atendimento do Departamento de Informática) volta a funcionar. O serviço está disponível para registro de atendimentos pelo link: https://cadi.tjrs.jus.br, ou pelos telefones (51) 3210.7565 (público interno) e (51) 3210.7965 (Advogados).

Estão em funcionamento os sistemas eproc (1° e 2° Graus), SEI, webmail, videoconferências via plataformas PEXIP e BBB (Big Blue Button).

A partir desta segunda-feira também retorna a funcionar o sistema Methis (para realização de mediação e conciliação pelo CEJUSCs) e GRP Thema (sistema de gestão administrativa integrado). Todos esses serviços podem ser acessados através do site: www.tjrs.jus.br. O TJ reforça que como os técnicos seguem trabalhando poderão ocorrer instabilidades pontuais. Em caso de dificuldade técnica, contatar a CADI.

Seguem fora do ar e indisponíveis os serviços Metaframe e VPN. Também continua vedado o acesso remoto e o uso das estações de trabalho dentro da rede do judiciário estadual. O sistema utilizado para gravação de audiência no 1º Grau (DRS) ainda não está operando.

Site temporário

No último sábado (01), o TJ divulgou um site estático, onde podem ser acessados de forma segura os principais serviços aos usuários externos e internos que estão em funcionamento. No portal estão disponíveis eproc, SEEU, SEI, Diário da Justiça Eletrônico, Balcão Virtual, Plantão de 1º e 2º Graus e Correio Eletrônico. Também encontra-se publicada a Resolução da Presidência que suspendeu os prazos físicos e eletrônicos e as últimas atualizações sobre a retomada dos sistemas de informática.

O site ficará no ar temporariamente até o restabelecimento dos serviços. No site podem acessados também dois comunicados, sendo que um estabelece os procedimentos a serem adotados pelo Plantão Jurisdicional no âmbito do 2º Grau de Jurisdição, enquanto perdurar a instabilidade de alguns sistemas de informática. Já o outro determina os procedimentos a serem adotados nas sessões de julgamento no âmbito do 2º Grau de Jurisdição em razão da instabilidade dos sistemas de informática.