Após ataque hacker, a maioria dos sistemas do Tribunal de Justiça gaúcho já está em funcionamento

O TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) informou, neste fim de semana, que a recuperação dos sistemas de informática da Corte está avançando. Segundo o tribunal, que sofreu um ataque hacker, não houve perdas de dados e a maioria dos sistemas já está disponível.

Foram restabelecidos os sistemas do Diário da Justiça Eletrônico, Methis (utilizados pelos Cejuscs), o Plantão Web 2G, Themis 1G das comarcas do interior, Portal PEC, SASV (agendamento de audiências com videoconferências) e Gestão de Estágios.

A plataforma para Alvarás Eletrônicos está em fase de testes finais. Pastas de rede encontram-se em recuperação intermediária. O acesso remoto via Metraframe e VPN continua vedado.

Os prazos de processos eletrônicos voltam a fluir a partir desta segunda-feira (17), conforme a Resolução nº 005/2021-P.

Na comarca de Porto Alegre, o retorno gradual às atividades presenciais, com atendimento ao público externo, ocorre nesta segunda. Para as demais comarcas do interior do Estado, a retomada será informada pela Corregedoria-Geral da Justiça.