Tire todas as suas dúvidas sobre a prostatectomia

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

A prostatectomia radical, mais conhecida como a cirurgia de próstata, é, segundo o mestre urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, a melhor forma de tratar o câncer de próstata, isso porque apresenta um número muito positivo de casos os quais foram possíveis remover todo o tumor e curar a doença definitivamente. Isso quando, claro, o quadro não aumentou ou se desenvolveu em outros órgãos.

Por se tratar de um câncer de crescimento lento é indicado que o procedimento seja realizado assim que diagnosticado o tumor e, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica ainda que, por mais que seja muito eficaz, ainda assim pode ser necessário o tratamento com radioterapia para eliminar qualquer células malignas que não foram retiradas do local durante a cirurgia.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que a cirurgia dura em torno de 2 horas, podendo ser realizada por via laparoscópica ou robótica. É recomendado a cirurgia robótica na maioria dos casos, isso porque o procedimento é bem menos invasivo, causa menos dor, diminui os riscos e encurta, também, o período de internamento pós-cirúrgico e de recuperação.

A recuperação, de acordo com o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, é relativamente rápida, durando cerca de 10 a 15 dias. Após esse período o paciente pode voltar às atividades do dia-a-dia evitando grandes esforços por 90 dias, podendo retomar as atividades íntimas após 40 dias de recuperação.

Infelizmente, algumas sequelas temporárias podem vir a surgir após a cirurgias, como a incontinência urinária – mais comum em homens idosos- durando cerca de semanas ou meses e a disfunção erétil que, explica o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, têm menores chances de surgir se o procedimento foi realizado por via robótica. Além disso, por mais que as chances sejam mínimas, existe a possibilidade da cirurgia acarretar em infertilidade. Tem mais alguma dúvida? O urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes está à disposição para esclarecê-las, basta agendar sua consulta pelo site: www.marcofortes.med.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui