Saiba como é feita a radioterapia no câncer de próstata

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

Segundo o mestre urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes a radioterapia pode ser utilizada no tratamento do câncer de próstata de duas formas, sendo elas: a radioterapia externa – que não tem contato com o paciente -, e a braquiterapia – que entra em contato com o paciente.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que o procedimento pode ser utilizado para diversas finalidades, como por exemplo: primeiro tratamento de tumores de baixo grau na glândula prostática, parte do tratamento para tumores desenvolvidos fora da glândula prostática, para tratar tumores que não foram removidos completamente após a cirurgia, e por fim, para retardar o desenvolvimento do câncer avançado, mantendo a doença sob controle, prevenindo e aliviando sintomas.

De acordo com o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, a radioterapia externa tem sessões que duram apenas alguns minutos, sendo administradas 5 dias na semana durante no máximo 7 semanas. É frequentemente usada para retardar e aliviar sintomas e como forma de tratamento para curar cânceres em estágio inicial.

Já a braquiterapia, explica Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, é indicada para homens que se encontram em um estágio inicial do câncer. Ambos os tratamentos podem ser combinados para tratar pacientes que apresentam grandes riscos de desenvolver câncer fora da próstata.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes não deixa de mencionar que alguns efeitos colaterais podem vir a aparecer conforme o tratamento é realizado, entre eles: problemas intestinais, incontinência urinária e problemas de ereção. Além disso, por conta da radiação, é importante não manter contato prolongado com mulheres e, principalmente, crianças.

Quer saber mais? Agende sua consulta com o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes e cuide de sua saúde com profissionais adequados! Acesse: www.marcofortes.med.br/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui